São Cristóvão é premiada na 18ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, em maior evento de saúde pública da América do Sul

19/07/2023 - 18:21 Atualizado há 2 dias

Na noite de terça-feira (18), São Cristóvão teve a honra de receber a premiação de melhor trabalho do estado apresentado na 18ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”. O evento integrou o 37º Congresso Conasems, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia (GO), com o tema “O SUS que falta no Brasil”. Os concorrentes foram pré-selecionados nas mostras estaduais, em que o município havia estado no pódio.

Intitulado “Painel eletrônico para monitoramento e avaliação da rede de Atenção à Saúde da Cidade Mãe de Sergipe”, o trabalho vencedor foi realizado e apresentado pelo diretor de Vigilância e Atenção à Saúde do município, José Marcos Santos, em co-autoria com Mayra Oliveira, Emilly Nardelli, Fernanda Santana e Marcos Santana.

Seu principal objetivo foi mostrar o que é e como funciona esse painel eletrônico de monitoramento, uma inovação construída por São Cristóvão que tem facilitado o acompanhamento e a vigilância do sistema de saúde do município.

Como o melhor avaliado na categoria de “Experiências por meio de seleção para documentário”, o município fará parte do projeto "Webdoc Brasil, aqui tem SUS, documentário realizado pelo Ministério da Saúde sobre experiências positivas no SUS, o que levará o exemplo de São Cristóvão para todo o Brasil.

Para José Marcos, é uma imensa felicidade ter sido premiado nacionalmente por um SUS que dá certo: “Isso confirma o excelente trabalho na gestão da saúde na Cidade Mãe de Sergipe. Importante dizer que foi uma conquista coletiva, de toda uma equipe muito comprometida com a Saúde Municipal. Meu coração está quentinho, cheio de felicidade e orgulho! São Cristóvão será parte de um documentário do Ministério da Saúde para todo o Brasil, como modelo a ser seguido no SUS!”.

José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde do municípiodiretor de Vigilância e Atenção à Saúde de São Cristóvão

O uso do painel eletrônico na Cidade Mãe

O uso do painel eletrônico possibilitou um melhor acompanhamento dos resultados municipais em vigilância e atenção à saúde e nas tomadas de decisão, com avanços consideráveis nos indicadores de saúde e na priorização de demandas, como nos exemplos citados pelo diretor. Esse êxito é fruto de um trabalho iniciado e continuado em coletividade.

A Divisão de Vigilância e Atenção à Saúde (DiVAS) do município possui um Centro de Informações Estratégicas Municipais em Vigilância e Atenção em Saúde (CIEMVAS), que é composto por uma equipe de cinco técnicos e realiza o monitoramento dos sistemas de informação em saúde, além do acompanhamento da Sala de Situação mensal.

Esse monitoramento ocorre em uma Planilha On-line do Google Drive, tendo uma aba específica para cada área técnica, com integração ao Painel Eletrônico da Rede de Atenção à Saúde (RAS) através do software Power BI, que gera quadros informativos dinâmicos com dados da saúde do município.

Uma das grandes vantagens do sistema é a possibilidade de acessar esses dados por geolocalização e por área de atuação na saúde. O painel possui 21 módulos, que passam por Atenção Primária, Psicossocial e Especializada à Saúde, Imunização, Covid-19, orçamento, educação, Urgência e Emergência, entre outros. É possível utilizar filtros para buscar informações específicas e observar gráficos.

ImunizaSUS

Além da premiação, São Cristóvão também apresentou a sua experiência exitosa nas estratégias de vacinação do município. Na categora ImunizaSUS, foi apresentado o projeto intitulado “Conjunto de estratégias para aumento de coberturas vacinais num município do nordeste brasileiro: Cidade Mãe de Sergipe”.

O trabalho foi escrito e apresentado pela coordenadora de imunização do município, Ana Therezinha Marques, em co-autoria com Jamille Rodrigues, Vanessa Costa, Jéssica Oliveira, Mayra Oliveira, Emilly Nardelli, Fernanda Santana e José Marcos Santos. A habilitação para ser apresentado nacionalmente partiu primeiro de uma etapa estadual, em que foi escolhido como o melhor de Sergipe.