São Cristóvão é o terceiro município que mais gera emprego em Sergipe

04/10/2023 - 16:55 Atualizado há 1 hora



 

Em uma recente pesquisa sobre o mercado de trabalho do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), a cidade de São Cristóvão conquistou um lugar de destaque, ficando na 3ª posição no ranking das cidades que mais geram empregos em Sergipe. De janeiro a agosto deste ano, foi registrado um saldo positivo de 566  postos. 

 

Conforme o estudo, o município teve um total de 2589 admissões e 2023 desligamentos, com saldo positivo de 566 empregos, contemplando os setores de agropecuária, comércio, indústria, construção e serviços. Este feito, possui contribuição da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), que tem colocado em prática uma série de iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico e a geração de oportunidades de trabalho para os cidadãos locais. 

 

Segundo o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, a gestão não mede esforços para dar oportunidade de conhecimento à população e prepará-la para o mercado de trabalho. “Nós da Semdet cuidamos de todas as atividades econômicas do município. Nosso papel é fomentar políticas públicas visando a geração de trabalho e renda para o nosso município. Buscaremos sempre consolidar esses números apresentados pelo Caged, como também aumentar os postos de trabalho com carteira assinada em nossa cidade”, revela o secretário. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet 

 

 

A administração da cidade tem priorizado a capacitação profissional como uma das principais estratégias para fomentar a empregabilidade. Foram concretizadas parcerias, a exemplo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para a realização de diversos programas e cursos de qualificação que são oferecidos de forma gratuita, com o objetivo de preparar os moradores de São Cristóvão para atender as demandas do mercado de trabalho. 

 

Além dessa preparação, a cidade tem investido na infraestrutura viária, proporcionando um ambiente propício para o estabelecimento e crescimento de empresas. A melhoria das vias de acesso entre as indústrias e os centros urbanos facilita o transporte de trabalhadores e o escoamento de produtos, tornando a Cidade Mãe de Sergipe uma escolha estratégica para empresas que buscam expansão. 




Caged

 

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é um estudo do Governo Federal realizado desde 1965, utilizando informações enviadas pelas próprias empresas, que identifica a geração de empregos em todos os municípios brasileiros. 

 

Foto: Heitor Xavier