São Cristóvão celebra o Dia Nacional da Mulher Rural com evento de empoderamento e inovação

11/10/2023 - 17:26 Atualizado há 2 dias



Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet), promoveu um evento em comemoração ao Dia Nacional da Mulher Rural, celebrado em 15 de outubro. Com o tema "Mulheres Rurais da Cidade Mãe - Liderança, Empoderamento e Inovação", a iniciativa reuniu mulheres líderes de assentamento, grupo de marisqueiras, agricultoras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e contou com a participação do Banco do Nordeste.

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet, aproveitou a ocasião para falar palavras de incentivo, ressaltando o papel crucial das mulheres rurais na cidade. "As mulheres rurais são a espinha dorsal da nossa cidade. Elas desempenham diversas atividades em nossa sociedade, muitas vezes sendo as principais cuidadoras de seus lares. Além disso, elas têm um papel vital na agricultura familiar, sendo as responsáveis por colocar o alimento na mesa de milhares de brasileiros. Diante de tudo isso, é mais do que justo e necessário que reconheçamos e valorizemos profundamente o trabalho incansável e multifacetado dessas mulheres", afirmou. 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

 

De acordo com Weslley Felix, diretor da Agricultura da Semdet, “a celebração deste tema tem como objetivo destacar a importância da mulher rural, que desempenha um papel fundamental tanto no âmbito familiar quanto no mundo do trabalho. É imperativo reconhecer sua dedicação e contribuição inestimável para a nossa sociedade”, destacou.

 

Weslley, diretor da Agricultura da Semdet

 

Durante o evento, Rosângela Conceição dos Santos, marisqueira, compartilhou suas experiências com entusiasmo, enfatizando o papel fundamental das mulheres rurais. "Ser mulher e trabalhar na mariscagem é um desafio constante, mas também é uma fonte de orgulho. Hoje, estamos felizes por termos esse reconhecimento e a oportunidade de mostrar nosso papel na construção de uma cidade rural forte e também é uma oportunidade para agregar conhecimento”, disse. 

 

Rosângela Conceição dos Santos, marisqueira

 

Joana D’arc Barbosa Santos, uma das agricultoras do PAA, destacou a importância desse evento para o fortalecimento das mulheres rurais. "Nós, mulheres rurais, somos fundamentais na produção de alimentos saudáveis para a cidade. Com determinação e inovação, estamos fortalecendo nossas comunidades e nossas famílias. Este evento nos inspira a continuar crescendo, prosperando e nos ajuda a conhecer mais sobre a nossa profissão", explicou. 

 

Joana D’arc Barbosa Santos, agricultora

 

No evento, Maria do Carmo Batista, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município, reforçou o compromisso da gestão com as mulheres rurais."Esse evento representa mais um incentivo, complementando as políticas públicas em que a gestão vem trabalhando para fortalecer nossa atuação no campo. Um evento dedicado à mulher rural tem um significado especial, dada a importância delas como produtoras, pois são as que mais trabalham e mais contribuem, e é fundamental que reconheçam essa importância. Hoje, sentimos que não estamos sozinhas e que temos apoio quando precisamos." ressaltou. 

 

Maria do Carmo Batista, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais

 

Fotos: Érica Xavier