São Cristóvão apresenta trabalhos premiados em reunião da Comissão Estadual de Integração de Ensino e Serviço (CIES)

28/08/2023 - 14:02 Atualizado há 2 dias

Na última sexta-feira (25), representantes da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão apresentaram dois trabalhos premiados no II Seminário de Boas Práticas no SUS para a Comissão Estadual de Integração de Ensino e Serviço (CIES), em reunião promovida no Centro Especializado em Reabilitação – CER IV, em Aracaju. A Cidade Mãe integra a Comissão e tem investido em Ensino-Serviço para fortalecer a força de trabalho em saúde no município.

Os trabalhos apresentados foram agraciados com os dois primeiros lugares na premiação do II Seminário de Boas Práticas no SUS. O primeiro, intitulado “Nomeando o cuidado: a importância de incluir o nome social e a identidade de gênero aos instrumentos do cuidado farmacêutico”, foi elaborado e compartilhado por Larissa Karoline Alves, residente em Saúde da Família.

O segundo trabalho, escrito e apresentado por Rayanne Santos, residente em Epidemiologia Hospitalar, é chamado “Criando novos protagonistas: Programa de Saúde na Escola como ferramenta de combate às arboviroses no município de São Cristóvão/SE” e teve como objetivo trazer visibilidade e educação sobre as arboviroses desde a idade escolar.

A residente Larissa Karoline Alves ressalta como é essencial que os residentes estejam ocupando espaços de educação para reforçar o papel da residência enquanto agente de transformação no serviço do município, pois muitas vezes não se tem essa oportunidade. “É imprescindível ter a residência aqui, discutindo, mostrando suas ações, e mostrando que a residência não é feita apenas de trabalhadores que estudam, mas que também exercem mudanças no SUS”, pontua Larissa.

Larissa Karoline Alves, residente em Saúde da Família

Já a residente Rayanne Santos destaca a importância de ter a possibilidade de participar da CIES como uma oportunidade de trazer visibilidade para o programa e para os residentes. “É um espaço que temos para mostrar quais são as ações que conseguimos desenvolver dentro do território e para mostrar que elas são eficazes e que fazem diferença dentro do contexto de ensino e pesquisa e também da assistência a saúde”, afirma.

Rayanne Santos, residente em Epidemiologia Hospitalar

Ana Beatriz Neri, referência técnica em Educação Permanente no município, explica que São Cristóvão tem uma cadeira no CIES, representada pela Secretária de Saúde, Fernanda Santana. E, sendo uma Comissão de Integração em Ensino e Serviço e vendo a potência que são os estudantes dentro do território, foi manifestada a vontade de apresentar que os residentes estão trazendo resultados relevantes para o serviço de São Cristóvão, mudando a práxis dos trabalhadores.

“Todos os trabalhos apresentados foram colocados em prática nos processos de trabalho dos trabalhadores da rede. Por exemplo, o primeiro trabalho, apresentado por Larissa, colocou o nome social da paciente dentro de uma ficha de identificação no atendimento. Isso foi muito relevante para os trabalhadores. A presença do nome social já é lei, mas eles entenderam a importância de ser colocada em prática”, conta Ana Beatriz.

Ana Beatriz Neri, referência técnica em Educação Permanente no município

Importância da integração do Ensino-Serviço em Saúde

A integração ensino-serviço se dá pelo trabalho coletivo, pactuado e integrado de estudantes e professores dos cursos de formação em saúde com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, o que inclui gestores. O seu objetivo é promover a qualidade de atenção à saúde individual e coletiva, bem como a qualidade de formação profissional e o desenvolvimento dos trabalhadores.

Entendendo que essa prática pode transformar a atuação profissional e a organização no trabalho dos servidores da saúde, bem como a formação acadêmica e a qualidade de vida da população, a SMS estabelece uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe e outros centros de ensino para a inserção de residências e estágios tanto junto à gestão da Secretaria e em outras modalidades do SUS São Cristóvão. Além disso, o município conta com a Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), que trabalha para garantir essa integração.

Para Jalcira Izidro, coordenadora de Educação Permanente em Saúde de Sergipe, o momento da apresentação foi muito importante, por mostrar que o residente não é apenas um profissional para realizar procedimentos e cumprir carga horária, mas está ali para provocar mudanças em sua realidade.

“Os dois trabalhos apresentados são trabalhos que não devem ficar apenas em São Cristóvão. Eles devem adentrar em todos os municípios de Sergipe, devem seguir e ganhar forças, com certeza. Vi que o espaço da Comissão de Integração em Ensino-Serviço é um terreno fértil para dialogarmos e mudarmos comportamentos profissionais, mudar a forma dos profissionais verem o mundo do SUS, esse mundo belíssimo que temos”, celebra a coordenadora.

Roberto Wagner é chefe do setor de Gestão do Ensino da UFS e destaca a participação das residentes como uma forma de mostrar o residente com a capacidade de transformar, de inovar, de produzir e de trazer um viés novo, um suspiro de novos ares, com novas concepções. Para ele, a academia tem a capacidade de transformar e os residentes, que são filhos da academia, vêm tentar replicar o que eles já buscavam fazer de diferente, agora com a propriedade de execução.

“Rayanne e Larissa mostraram que a identificação do problema não é só o que o residente faz. Eles revelam o problema e partem com uma ação para prevenir, para mostrar que práticas antigas e paradigmas postos estão sendo quebrados. Essa transição para um paradigma novo, onde você vai buscar dentro da comunidade o problema de fato para que se possa trazer essa realidade para dentro das instituições de saúde, mas principalmente para que esse olhar da academia esteja dentro da instituição”, reforça Wagner.