Salão de Artes Vesta Viana passa a funcionar de forma permanente, recebendo exposições de artistas sergipanos

13/12/2023 - 03:21 Atualizado há 2 horas



 

O Salão de Artes Vesta Viana, que antes funcionava como uma galeria para produções visuais durante o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), agora, será um espaço permanente para exposição do trabalho dos produtores de cultura sergipanos. O local fica na Praça da Matriz, no Centro Histórico, ao  lado da Casa da Queijada, e funciona de terça à sexta-feira das 08h às 17h e aos sábados, das 09 às 13h. 

 

No Salão de Artes um calendário de exposições será feito para garantir a apresentação de obras de artistas sergipanos consagrados e também novos talentos, selecionados através do Credenciamento para Profissionais da Cultura, no site da Prefeitura de São Cristóvão, como explica a presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Functur), Paola Santana. 

 

“A ideia é que o local seja um espaço de visitação para os turistas, estudantes e público da cidade, em geral. Durante todo o ano nós vamos fazer a curadoria e preparar um calendário de exposições. A galeria está à disposição para artistas sergipanos de carreira renomada, mas também queremos  ter um salão com novos artistas, para apresentar o trabalho desses novos talentos”. 

 

 

Paola Santana, presidente da Fumctur

 

 

Paola Santana também destacou a  importância de ter um espaço para exposição da produção cultural em São Cristóvão e Sergipe. Além da possibilidade de fazer do Salão um local onde se possa discutir cultura e políticas culturais, que são fundamentais para qualquer cidade. 

 

Carlos Andrei Lima, monitor do Salão ressalta que desde o fim do Fasc o local já têm recebido um público diverso, disposto a apreciar a arte sergipana. 

 

“O espaço recebeu um grande público durante o Fasc e, com o fim do festival, segue aberto. Temos recebido pessoas diversas aqui. Gente da cidade que vem conhecer as obras, mas também turistas interessados em apreciar obras de arte”, concluiu. 

 

 


Carlos Andrei Lima, monitor do Salão/ foto: Érica Xavier.

 

Homenagem à Vesta Viana



O nome do Salão é uma homenagem à artista plástica sancristovense Vesta Viana, ícone da arte na Cidade Mãe, Vesta fez de São Cristóvão a grande inspiração para suas obras, carregadas  de simbolismo e orgulho da terra onde viveu. Graças ao seu trabalho, a artista  ganhou projeção, chamando a atenção de grandes nomes da cultura brasileira, como o poeta Jorge Amado.

 

 

 

 

Obras expostas no Salão

 

 

Fotos: Heitor Xavier.