Reunião aborda os preparativos para a 2ª Conferência Municipal de Cultura

06/10/2023 - 17:07 Atualizado há 7 horas



Nesta sexta-feira (06), a equipe da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur) reuniu-se com os membros do Conselho Municipal de Cultura para discutir detalhes cruciais da 2ª Conferência Municipal de Cultura. Este encontro, que ocorreu na sede da Prefeitura, marcou um momento importante na preparação deste evento, que está programado para o dia 18 deste mês e que promete fortalecer e valorizar o cenário cultural do município. 

 

 

Com o tema "Construindo o Plano Municipal de Cultura para São Cristóvão", a conferência representa uma colaboração essencial entre o poder público e a sociedade civil, com o objetivo de potencializar a cultura como um processo social unificador, fortalecedor da democracia e propulsor de debates sobre a memória coletiva, como mencionou Paola Santana, presidenta da Fumctur. 

 

Paola Santana, presidenta da Fumctur

 

"Esta reunião marca nosso segundo encontro, um passo fundamental para assegurar o funcionamento adequado de nossas atividades e para nos habilitar a buscar recursos do Governo Federal. Durante a reunião de hoje, apresentamos a proposta da Conferência, que atende a uma exigência do Ministério da Cultura e é fundamental para que possamos participar de futuros editais e programas de financiamento. Discutimos detalhes importantes, como a programação do evento, a formação de grupos de trabalho e a definição dos eixos temáticos. Nosso objetivo é trabalhar de mãos dadas com o Conselho de Cultura, que representa tanto a gestão quanto a sociedade civil”, destacou Paola. 

 

A presidenta também destacou que esses encontros ocorrem de forma regular, mensalmente, com o objetivo de abordar as demandas que surgem, além de elaborar o calendário cultural do município. Ela enfatizou que as reuniões têm sido altamente produtivas, ressaltando que a gestão está permanentemente receptiva às necessidades da população e comprometida em atendê-las da maneira mais eficaz possível.

 

De acordo com Elma Santos, diretora de Cultura e Arte da Fumctur, a Conferência é um espaço fundamental para a formulação de políticas públicas culturais para o município.. No encontro de hoje, foi discutida a importância da mobilização para o evento marcado para o dia 18, que desempenha um papel fundamental na sensibilização e no engajamento dos profissionais da cultura. Este momento representa o primeiro passo para o estabelecimento de políticas públicas culturais pelo Governo Federal e é de importante que os profissionais da cultura compreendam a relevância de sua participação ativa neste processo”, disse. 

 

Elma Santos, diretora de cultura e arte da Fumctur

 

Quem esteve presente na reunião foi a integrante do Conselho, Marjorie Garrido Severo, professora de artes visuais da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para Marjorie, essa reunião representa uma oportunidade para promover a participação popular. “Como representante da universidade e também como artista, eu ressalto a importância da participação de todos, acreditando que isso agregará, a partir da experiência de cada um. A conferência é vista como um marco significativo, pois oferece à população uma voz ativa e a chance de pensar coletivamente em ações que fortalecerão ainda mais a cultura na cidade”, explicou. 

 

Marjorie Garrido Severo, professora de artes visuais da UFS



Sobre a 2ª Conferência Municipal de Cultura

 

A 2ª Conferência de Cultura está aberta à participação de uma ampla variedade de atores culturais e interessados no tema. Entre os que poderão contribuir com suas perspectivas e experiências estão os representantes de instituições e movimentos da sociedade civil atuantes no campo da cultura, profissionais e "fazedores" de cultura, bem como instituições públicas que desempenham papéis cruciais na discussão e implementação de Políticas e Ações de Cultura.

 

O evento promete ser uma oportunidade rica para discutir questões relacionadas à cultura e à identidade local, bem como para construir um plano municipal de cultura que guiará as ações futuras na cidade. Durante a conferência, os participantes debaterão estratégias para promover a cultura, preservar o patrimônio cultural e ampliar o acesso às manifestações culturais em São Cristóvão.

 

Fotos Heitor Xavier