Referência em Ensino-Serviço: São Cristóvão recebe estudante de medicina da Escócia para introdução ao SUS

25/08/2023 - 14:41 Atualizado há 3 dias



A saúde de São Cristóvão preza pela integração entre a atuação profissional e a contínua troca de conhecimento acadêmico e profissionalizante em saúde, com o intuito de potencializar a qualidade dos atendimentos à população do município. Pensando nisso, na última quinta-feira (24), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu um estudante de medicina da Escócia para apresentar o Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

 

O estudante Jack Campbell, da Universidade de Glasgow, em intercâmbio com o curso de medicina da UFS, visitou a UBS Bruno Kaique, no bairro Madre Paulina, para compreender o funcionamento da rede de atenção básica da Cidade Mãe. Acompanhado do estudante do curso de Relações Internacionais da UFS e tradutor, Adrian Cordeiro, e pela apoiadora institucional Séphora Juliana, Jack conversou com profissionais da área, além de conhecer as instalações do local.

 

“Eu vim conhecer o local pensando no futuro, um lugar que eu possa voltar depois. Também fui a Laranjeiras para conhecer um professor que pesquisa sobre dengue e Chikungunya, pois tenho interesse em pesquisar doenças tropicais e seus tratamentos”, explica o estudante.

 

Os estudantes Adrian Cordeiro e Jack Campbell, da esquerda para direita

 

Para Sayonara Carvalho, coordenadora de Educação em Saúde de São Cristóvão, é uma felicidade receber o intercambista, entendendo a oportunidade como fruto do trabalho de parceria que tem sido feito com a Universidade Federal de Sergipe, através do eixo de Integração de Ensino e Serviço, o que abre portas para mais visitas, trocas e parcerias no futuro.

 

“Podemos demonstrar o que é o SUS que defendemos, como esse SUS acontece na prática, além de todo o esforço que São Cristóvão faz para que seja garantido o acesso, para que exista a vinculação dos usuários, para que tenhamos uma vivência adequada e para que os estudantes consigam na sua prática fazer o seu processo normativo. É com muita satisfação que vemos São Cristóvão sendo apontado como um lugar modelo para experimentar isso”, afirma a coordenadora.

 

Sayonara Carvalho, coordenadora de Educação em Saúde de São Cristóvão