Quem ama PROTEGE: parceria entre São Cristóvão e Lacen leva exames preventivos para gestantes

26/07/2023 - 18:50 Atualizado há 16 horas



Na manhã desta quarta-feira (26), três Unidades Básicas de Saúde (UBS) receberam o evento “Quem ama PROTEGE”, que visa realizar exames para diagnóstico e prevenção de infecções materno-infantil. O evento faz parte do Programa de Proteção à Gestante (PROTEGE), desenvolvido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

 

O PROTEGE promove exames de doenças como HIV, Sífilis, Toxoplasmose IgM, Toxoplasmose IgG, HCV e HBSAG, no primeiro e último trimestre de gestação. Na UBS Raimundo Aragão, além de serem ofertados esses exames, também foi proposta uma palestra da biomédica do PROTEGE, Rosânea Wagner, que trabalha no setor de sorologia do Lacen. O "Quem ama PROTEGE" também foi recebido nas UBS Bruno Kaique e Mariano Nascimento.

 

 Evento na UBS Raimundo Aragão 

 

Rosânea conta que foram levadas informações às gestantes para que elas construam uma consciência sobre o assunto. “Sabemos que elas já têm essas informações, porque toda a equipe de saúde faz esse trabalho muito bonito, mas fazemos questão de dar uma ênfase maior, de bater na tecla, para que elas tenham consciência da importância de se prevenir, fazer um diagnóstico precoce e conhecer essas doenças”, defende.

 

Rosânea Wagner, biomédica do PROTEGE

 

A coordenadora da Divisão de Saúde da Mulher, Maria Helena Andrade, explica que, em São Cristóvão, o programa PROTEGE é realizado em todas as UBS, que disponibilizam os papéis-filtro, onde é coletada a amostra de sangue dessa gestante, para fazer a análise e verificar se a paciente é portadora de alguma doença.

 

“A gestante faz essa coleta durante a consulta do pré-natal e o resultado sai em uma média entre sete a dez dias. Então, esse é um exame que vem auxiliar na detecção de algumas doenças e também sai em um prazo bastante importante para que seja feito um tratamento adequado”, destaca Maria Helena.

 

Maria Helena Andrade, coordenadora da Divisão de Saúde da Mulher de São Cristóvão

 

Emilly Ferreira está com seis meses de gestação, esteve presente no evento e foi a primeira vez que realizou o exame do programa PROTEGE. “É muito importante para minha saúde e do meu filho. É meu primeiro filho e é importante nos cuidar”, afirma.

 

Paciente Emilly Ferreira

 

Já a gestante Aline Bispo fez o exame pela segunda vez e acredita que o cuidado com a gestação deve ser constante e atento. “Não podemos pensar só na gente, mas em quem está dentro da gente. Se não nos prevenirmos, quem vai nos prevenir?”, reflete.

 

Paciente Aline Bispo

 

Evento na UBS Bruno Kaique

 

Evento na UBS Mariano Nascimento

 

Fotos: Clara Dias e arquivo SMS