Projeto “Você Sabia?”: Secretarias de Assistência Social e Saúde de São Cristóvão se unem em informação e escuta sobre cuidados com a população LGBTQIAPN+

07/07/2023 - 19:07 Atualizado há 2 dias

Nesta sexta-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) recebeu o projeto “Você Sabia?”,  apresentado por representantes da Secretaria de Assistência Social (Semas) e da Universidade Federal de Sergipe para conscientizar profissionais da saúde sobre o acolhimento da população LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer, Intersexo, Assexuais, Pansexuais, Não-binárias e mais) do município. Na ocasião, foram mostradas curiosidades, necessidades e dicas para como atender essa população da melhor maneira.

O projeto “Você Sabia?” faz parte do programa “Diálogos, Diversidade e Inclusão”, desenvolvido pela pela Prefeitura de São Cristóvão através da Semas com o intuito de criar e monitorar políticas públicas para população LGBTQIAPN+ na Cidade Mãe, e leva diálogos sobre as necessidades dessa comunidade para espaços públicos.

Segundo Sandra Sena, Coordenadora de Políticas Públicas para População LGBTQIAPN+ em São Cristóvão, a saúde é uma das preocupações preocupações, porque a população LGBTQIAPN+, diferente da população cis e heteronormativa, tem algumas expectativas que não são atendidas, por falta de conhecimento tanto da comunidade quanto dos gestores. “É importante chegarmos até a ponta de quem acolhe para que possamos entender e mudar essa realidade, fazendo um acolhimento mais humanizado e melhorando esses níveis de atendimento, que é o exercício que o município faz todos os dias para sempre estar melhorando”, afirma.

Além da fala de Sandra Sena, a professora Roxane de Alencar Irineu, docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, apresentou o trabalho que faz no ambulatório trans de Lagarto, único laboratório transsexualizador do estado de Sergipe.

Roxane abordou a construção, a lógica e o fluxo dos atendimentos no ambulatório, além de falar sobre as portarias que dão suporte a ação nesse espaço, bem como as portarias do processo transsexualizador, e abriu espaço para dúvidas e sugestões dos profissionais da saúde. “A ideia foi fazer com que os coordenadores desta célula compreendam a importância desse serviço, para que a partir daqui seja multiplicada essa informação e outros profissionais da saúde também entendam e consigam acolher melhor a população trans aqui do município de São Cristóvão”, explica.

José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde do município, acredita que essa parceria entre SMS e SEMAS para discussão de políticas voltadas à população LGBTQIAPN+ de São Cristóvão é essencial na garantia de direitos e ações intersetoriais na Saúde e Assistência. “Tivemos uma manhã muito rica de formação. As facilitadoras trouxeram informações atuais sobre a temática e fizemos encaminhamentos conjuntos para superação de desafios. As coordenações replicarão às gerências das unidades de saúde e estas aos nossos profissionais para a oferta de uma atenção cada vez mais inclusiva”, conta José Marcos.

José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde de São Cristóvão

O Ministério da Saúde já possui diretrizes de atendimento a pessoas LGBTQIAPN+. O atendimento a essa população nas unidades e instituições de saúde devem seguir essas diretrizes, que estão disponíveis e podem ser consultadas na Cartilha de Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, disponível na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (clique aqui para conferir).

Com o intuito de fortalecer ainda mais as políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN+, a Semas também mantém um levantamento on-line para obter mais informações sobre essa parcela da população são-cristovense. Para responder ao levantamento, é só acessar o seguinte link: https://bityli.com/XjEZwD .

Fotos: Heitor Xavier