Projeto Farmácia Viva recebe doação de mudas do SergipeTec

31/07/2023 - 16:37 Atualizado há 7 horas

O Projeto Farmácia Viva, da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, recebeu, na última quinta-feira (27), uma doação de mudas de duas espécies de plantas do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). Essa parceria tem o objetivo de diversificar a produção de espécies de plantas medicinais em forma de chás, tinturas, xaropes e géis.

As mudas doadas foram das espécies Eugenia uniflora L. e Schinus terebinthifolia Raddi, conhecidas popularmente como Pitanga e Aroeira da Praia. Elas serão cultivadas no Horto Medicinal, onde já são cultivadas as espécies Cymbopogon citratus (Capim-santo), Plectranthus barbatus (Boldo da folha grande), Hyptis pectinata (Sambacaitá) e Aloe vera (Babosa).

Para Julianna Salgado, coordenadora da Assistência Farmacêutica do município, “a inserção desses medicamentos na Relação Municipal de Medicamentos através da Farmácia Viva amplia novos modos de produzir cuidado através do trabalho em equipe multiprofissional visando o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos”.

Julianna Salgado, coordenadora da Assistência Farmacêutica

O Projeto Farmácia Viva tem a missão de oferecer plantas medicinais e fitoterápicos à comunidade, realizando todas as etapas, desde cultivo à colheita, processamento, manipulação e dispensação. O principal objetivo é formular e implementar políticas públicas municipais para fortalecer o uso seguro das plantas medicinais e fitoterápicos, além de ofertar novas opções terapêuticas na Atenção Primária à Saúde.

Fotos: Clara Dias e arquivo SMS