Programação do Fasc acolhe todas as idades com atividades variadas

03/12/2023 - 02:14 Atualizado há 1 dia



 

Com três dias intensos de programação cultural, a 38° edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) tem atividades para toda a família. No cinema, na literatura e mesmo em cima dos palcos, o público infanto-juvenil se diverte durante o Fasc. Do 1° ao 3 de Dezembro, o evento está preparado para receber público de todas as idades.

 

O Cine Trianon, espaço que referencia o antigo cinema de rua da cidade, está ativo há alguns anos durante a festividade. Este ano, a programação de animação infantil faz parte do público e atrai jovens e adultos. A educadora Ana Caroline conta que mesmo as animações te atraem e te encantam, e compartilha: “Eu amo o cinema brasileiro, eu amo o cinema em geral, eu vim de uma família bastante humilde e a gente nunca teve a oportunidade de ver um filme assim em um cinema. Ter a experiência de hoje em dia conseguir em qualquer lugar que esteja, você ter um filme é muito gratificante”. 

 

 

Ana Caroline

 

 

Um dos organizadores da programação de cinema desta edição, Neto Astério destaca uma importante parceria para levar ao telão do Trianon uma programação infantil. “A gente tem uma parceria com o “DIA” que é um festival que acontece já há 20 anos, o Dia Internacional da Animação, filmes de animação exclusivamente com essa técnica. Tivemos a sessão internacional, hoje vamos ter a sessão infantil e amanhã teremos a sessão brasileira desses filmes de animação”, explica.

 

 

Neto Astério

 

 

Enquanto o cinema rola em um ponto da cidade, no outro, é a literatura quem faz morada. O Salão de Literatura Manoel Ferreira recebe durante esta edição público que vai do adulto ao infantil. Assim, ele se torna um espaço acolhedor para os amantes da literatura e encanta as famílias que chegam juntas ao local.

 

Contação de história, roda de conversa e exposição de livros à venda, essa é a variedade que a Família Lima pode encontrar durante sua visita no Fasc 2023. Christian, pai da turminha Sara, Ester e Christopher, conta que frequenta o Festival de Artes desde 2019, e é a primeira vez que conhece o Salão de Literatura junto aos seus filhos. 

 

 

Família Lima 

 

 

“Da última vez eu já trouxe eles, mas levei para conhecer os museus. Hoje é a primeira vez que estamos conhecendo juntos esse espaço de literatura. Ele é encantador. Para a gente que gosta de ler e tenta incentivar eles ao máximo a ter o hábito de leitura, a pesquisar e não se prender a uma única fonte de informação, principalmente. E, eles estão admirados” compartilha Christian Lima. 

 

O espaço voltado à literatura chama a atenção da criançada que visita. A filha mais velha de Christian, Sara Lima, relata sobre sua paixão pelos livros de ficção e fantasia, que também é o gênero literário preferido dos seus irmãos, Ester e Christopher. “Eu amo ler, então achei muito legal quando a gente entrou. Nós gostamos de ler ficção e livros de fantasia e tem alguns aqui que eu gosto de ler, então comprei”, conta a primogênita dos Lima.

 

No salão, a família Lima também ficou sabendo sobre a contação de histórias, uma das atividades do evento. Christopher, o mais novo, estava animado para prestigiar a apresentação. 

 

Jolúzia Viana, recém empossada na Academia de Contadores de História, foi quem comandou a atividade à tarde. Pela primeira vez contando histórias no Fasc, ela compartilha o sentimento de estar na programação. “É muito importante a valorização da história ao que os nossos ancestrais já faziam, contando histórias embaixo de uma árvore, algo tão importante. Estou muito contente com esse momento”, exprime.

 

 

Jolúzia Viana

 

 

E não é só o público adulto que tem curtido os palcos da Cidade Mãe. Neste sábado, no palco Mariano Antônio, a criançada tomou conta com a apreciação do espetáculo “Era Uma Vez O Circo”, apresentado pela CIA Trupe Kadabra. 

 

Amana Serena, de oito anos, foi uma das crianças que se divertiram com a apresentação. Pela primeira vez na cidade, Amana prestigiava o espetáculo ao lado dos pais e do irmão. Convidada para subir ao palco, a estudante conta sobre o sentimento de estar participando de uma das atividades da companhia. “É muito engraçado, eu subi no palco e gostei muito. Eu estava muito feliz, me sentindo uma estrela”, relata com entusiasmo.

 

 

Amana Serena

 

 

Realização

 

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá, Orizon, Banco do Nordeste, Ecoparque Sergipe, Coca Cola, Caixa Econômica Federal e Estrella Galicia. Além disso, tem o apoio da RR Conect, Vitória Transportes, SE -  Sistema Engenharia, Colortex, Proex/UFS, Celi e Governo de Sergipe. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

 

Confira a programação completa

 

 

03/12 - Domingo

 

*Programação sujeita a alteração




Palco João Bebe Água

 

20h - Joésia Ramos

22h - Zeca Baleiro

00h - Groundation

02h - Nona



Palco Frei Santa Cecília

 

18h - Camilla Cristyne

20h - Raquel Diniz canta Rita Lee

22h - Vandal

00h - Battukada




Palco Capuchinhos

 

15h - Oito Cotovelos

16h30 - Ferraro Trio

18h - Morgana



Samba na Bica

 

11h - Saulinho

12h30 - Cajurioca Samba Clube

14h - Mania de Ser

Palco Mestre Neca

 

14h - Maracatu Asé D'Ori

15h - Samba de Coco da Ilha Grande

16h - Quadrilha Meu Xodó



Cine Trianon

 

14h - Cine Trianon convida Dia Internacional do Cinema 2023

Sessão nacional

15h - Sessão Sergipe

16h - Sessão Sergipe

 

Salão de Artes Vesta Viana

 

Rodas de conversas:

 

14h - “Arte Urbana e Múltiplos olhares”

16h - “Arte Afrobrasileira Contemporânea”

 

EXPOSIÇÃO PERMANENTE: Nivaldo Oliveira, Sônia Mellone, Luan Dias, Letícia Galvão, Helen Sabrina, Isadora Silva Souza e Silva, Matheus Augustinho, Canijan, Livreamar, Ana Marinho, Alma Rô, Marisérgia, Marjorie Garrido, Fernando Marinho e Helena Barbosa.



Música na Igreja

 

14h - Pedrinho Mendonça - Aweto

16h - Show Piçarra - Alberto Silveira

Salão de Literatura Manoel Ferreira

 

14h - “Processo da escrita criativa - Da ideia ao texto literário”

14h - "Reconstruindo Pontes - por uma perspectiva de gênero"

15h30 - “Contação de história infantil”

16h - Oficina - Uma vida de mão dupla: Crítica como ficção e vice-versa

17h30 - Intervenção poética “Tirem a poesia do isolamento!”




Palco Mariano Antônio

 

 

16h - Mariah da Penha - "Um Dia de Madame"

17h30 - Um quê de Negritude - "ESIN - Onde a Fé Ensina a Amar"

19h - Espaço Formas Escola de Dança - "A Arte de se Disfarçar"



Sexta a Domingo - 01 a 03

Exposições e Intervenções

 

Casa da Culturas Populares

10h às 18h - “A Tradição Junina nas Telas de Joel Dantas"

 

Biblioteca Senador Lourival Baptista

10 às 18h - “Sergipe: Berço das Águas” - OAB /SE

 

IPHAN

8h às 17h - "O Sonho de João Bebe Água" - Arquivo Público de São Cristóvão

8h às 17h - Exposição Arqueológica: "Os Antepassados de Xingó"

 

Museu de Arte Sacra de Sergipe

9h às 17h - “Mani Oca: a casa dos Santos de Jesus”, da fotógrafa Adriana Hagenbeck

 

Ateliê Mestre Passos

15h às 19h - "Fluxo de Memórias" - Tanit Bezerra

”Mestre Passos – O luthier sancristovense”

Videoinstalação - Júlia Bezzera

 

Intervenções de Moda

18h - Moda Velha Cap - Casa da Costura Dona Zil

19h - Coleção Retalhos - Atelie Fijó Art

 

 

Fotos: Lucas Campos