Programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é encerrada com exposições de startups e robô na Praça São Francisco

19/10/2023 - 17:11 Atualizado há 2 dias



 

Nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), finalizou a programação do INOTTEC, um evento em comemoração ao Dia Nacional da Inovação que é parte integrante da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Pela primeira vez, a cidade teve a oportunidade de sediar um evento que visa estimular nos jovens a inovação e a ciência.

 

O INOTTEC foi realizado graças à submissão de um projeto, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, aprovado em um edital do CNPQ e do Ministério da Ciência e Tecnologia. O principal objetivo do evento foi promover atividades de inovação, ciência e tecnologia, com um enfoque especial na participação e envolvimento das escolas da rede pública do nível básico. 

 

 

 

 

Segundo a diretora municipal de Inovação, Laíse Santos, a programação incluiu oficinas realizadas nas escolas e um grupo de marisqueiras. Essa última, abordou a elaboração de um repelente e boas práticas de trabalho, destacando a importância da ciência e tecnologia na vida cotidiana e que pode trazer soluções práticas e benéficas para a comunidade. 

 

 

Laíse Santos, diretora municipal de Inovação

 

 

“Além do grupo de marisqueiras, as demais oficinas aconteceram na EMEF Gina Franco e na EMEF São Cristóvão. Hoje, no encerramento, o Colégio Cláudio Meirelles esteve presente. Nossa programação teve o cuidado de abordar de tudo um pouco para os jovens, tudo em relação à tecnologia, ciência e inovação e, além de apresentar, incentivar que esse ramo é possível e é importante para o desenvolvimento de uma comunidade”. 

 

O secretário da Semdet, Josenito Oliveira, complementa que a educação é a base de tudo e que a tecnologia está inserida nessa área, onde se aprende, como se aprende, durante um processo de coleta de conhecimento ao longo dos anos está presente a ciência e a tecnologia.

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

 

 

“Essa programação é bastante lúdica, para mostrar aos jovens a importância da ciência, tecnologia e inovação e afirma que nenhum estado se desenvolveu sem o uso desses 3 conhecimentos. Através da educação, que é a base de tudo, é importante que invista na pesquisa científica, na pesquisa aplicada, para que a gente possa trazer produtos que venham melhorar a qualidade de vida do povo, porque a inovação só tem sentido se ela trouxer um benefício social para a população”, destaca Josenito. 

 

A instituição onde acontece a maioria das pesquisas e que é parceira do evento, a Universidade Federal do Sergipe, estava sendo representada pelo vice-reitor, Rosalvo Ferreira, que diz ser um momento singular. “O envolvimento da academia, que é o nível superior, a UFS, na área de informação, tecnologia, de inovação, com um público jovem, é exatamente o que faz a mudança da sociedade, o que o futuro espera é que esses jovens possam ter a capacidade de aprender, trocar experiências e, sobretudo, permitir que a mudança social ocorra de forma igualitária”. 

 

 

Rosalvo Ferreira, vice-reitor da UFS 

 

 

Luciano Quintans, pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UFS e também considerado pelo ranking da Universidade de Stanfor (EUA) um dos pesquisadores mais influentes do mundo, acredita que o processo de transformação social se inicia pelas pessoas mais jovens, e com isso, parabeniza o evento. “A Prefeitura de São Cristóvão, bem como a UFS e todos nessa ação estão de parabéns. A gente traz muitos projetos que envolvem também o processo de aprendizagem, a exemplo do empreendedorismo para os mais jovens, para que eles aprendam e vejam que isso não está distante deles”. 

 

 

Luciano Quintans, pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UFS

 

E para confirmar esta opinião, estavam presentes no eventos figuras que possibilitam caminhos para que o conhecimento sobre a inovação, ciência e tecnologia saiam dos projetos escritos em papel para uma realidade, bem como grandes empreendedores do ramo da Tecnologia e Inovação que foram parceiros no evento: Jamisson Ferreira, empreendedor da Jamsoft Tecnologia; Breno Barreto, diretor técnico do SEBRAE; Roger, empreendedor da CHIP CIA; Vagna Cardoso, Caixa Econômica Federal, entre outras figuras. 




Fotos: Dani Santos