Programa Saúde nas Escolas de São Cristóvão leva informações de prevenção à saúde para estudantes do Colégio Estadual Armindo Guaraná

29/08/2023 - 23:42 Atualizado há 3 dias

O Programa Saúde nas Escolas (PSE) promoveu mais uma ação nesta terça-feira (29), desta vez no Colégio Estadual Armindo Guaraná. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão(SMS), em parceria com o departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a ação educacional foi facilitada por estudantes de medicina junto a profissionais da UBS José Amado, que atende o território da escola.

O PSE é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação aplicado pela gestão municipal e constitui uma estratégia para integrar e articular políticas e ações de educação e saúde, com participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública. Seu principal objetivo é promover a prevenção e atenção à saúde, enfrentando vulnerabilidades que atingem o desenvolvimento das crianças e jovens do ensino público.

Na ocasião, foram apresentadas questões de saúde sexual e reprodutiva, abordando informações sobre prevenção de gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Segundo Jonathan Almeida, enfermeiro da UBS José Amado, o programa trabalha 12 temas anuais, divididos entre os 12 meses do ano, e a discussão englobou a temática do mês atual.

“Nosso objetivo é aproximar a Unidade Básica de Saúde à comunidade. O programa é voltado para todas as escolas, seja da rede particular, da rede pública, estadual ou municipal, desde que essa escola esteja incluída no território do município”, ressalta o enfermeiro.

Jonathan Almeida, enfermeiro da UBS José Amado

Salviana Sarmento é professora do Departamento de Medicina da UFS e acompanhou os estudantes na facilitação da atividade. Ela pontua que é uma diretriz da universidade colaborar com ações no município de São Cristóvão, afinal a UFS está situada no território da Cidade Mãe.

“Os meus estudantes de medicina da UFS, do primeiro período, prepararam o material de forma dinâmica, com perguntas e respostas, sobre verdades e mitos em relação a esse tema, que continua sendo um tabu. Estamos tentando falar de forma adequada à compreensão dos estudantes e falando de forma natural, pois saúde engloba tudo e não podemos deixar de fora a saúde sexual e reprodutiva, que se trata de uma função fisiológica. Quanto antes eles aprenderem a se cuidar, melhores serão os resultados em saúde para eles”, destaca a professora.

Salviana Sarmento, professora do Departamento de Medicina da UFS

O estudante Lucas Gabriel foi um dos participantes da intervenção e aproveitou o momento de explicação para tirar todas as suas dúvidas. “Ter esse diálogo é muito importante, porque aqui na escola praticamente não ensinam sobre isso e nós ficamos gratos pela visita, por nos fornecerem esse ensinamento , é muito útil e vai ser levado para toda a nossa vida”, afirma.

Lucas Gabriel, estudante do Colégio Armindo Guaraná

Adla Alves foi outra estudante a participar da ação e, para ela, foi uma experiência muito interessante, pois pôde aprender com os estudantes de medicina informações que ela vai guardar por muito tempo.

“Independente de quem você seja, mesmo se tiver alguma deficiência, deve procurar ajuda. O certo é cada um se cuidar e é muito importante para descobrir cada dificuldade do seu corpo e ver quais são as melhores soluções para você. Eu amei conhecer os profissionais e foi um prazer aprender coisas novas, eu busco melhorar cada vez mais”, animou-se a estudante.

Adla Alves, estudante do Colégio Armindo Guaraná

Fotos: Clara Dias