Programa Saúde nas Escolas de São Cristóvão apresenta noções de prevenção a Dengue, Chikungunya e Zika para crianças do Colégio Adorai

28/09/2023 - 14:43 Atualizado há 1 dia

Na tarde de quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão promoveu uma ação de conscientização contra a Dengue, Chikungunya e Zika para alunos do Colégio Adorai, no bairro Tijuquinha. A ação fez parte do Programa Saúde nas Escolas (PSE) e contou com Agentes de Combate às Endemias (ACE) mostrando às crianças como evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, em suas casas.

O PSE é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação aplicado pela gestão municipal e constitui uma estratégia para integrar e articular políticas e ações de educação e saúde, com participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública. Seu principal objetivo é promover a prevenção e atenção à saúde, enfrentando vulnerabilidades que atingem o desenvolvimento das crianças e jovens do ensino público.

Segundo Anderson Moraes, Agente de Combate às Endemias, é constante o trabalho de buscar as escolas para disseminar a noção da importância do combate à Chikungunya e Zika, divulgando não só o trabalho dos ACEs, mas as atitudes que as crianças podem ter dentro de suas residências.

“Nós levamos essas palestras com brincadeiras para que a criança entenda de que ela pode chegar em casa e passar também para os pais a importância de cuidar dos reservatórios que podem ter em casa: caixa d’água, lavanderia, lixo, etc. O papel aqui é conscientizar as crianças da importância do combate à dengue e também apresentar os ACEs que trabalham naquela área para elas se sentirem seguras no momento que esses agentes chegarem nas casas deles, pois já vão conhecer e ter um contato direto com essas pessoas”, explica Anderson.

Anderson Moraes, Agente de Combate às Endemias

Maísa Oliveira, diretora do Colégio Adorai, ressalta que o contato com a escola foi feito através da gerente da unidade de saúde que atende a região e essa não é a primeira ação do PSE feita na escola. “No primeiro semestre, nós tivemos uma ação de vacinação, também um contato feito pela direção do posto. Elas vieram aqui, fizeram a vacinação das crianças, informaram, conversaram com os pais, foi bem importante”, relata.

Maísa Oliveira, diretora do Colégio Adorai

Cuidados preventivos para população

O principal cuidado que a população pode ter para colaborar com o combate à Dengue, Chikungunya e Zika é manter a atenção nos focos de água parada e não permitir que isso aconteça, evitando a procriação do mosquito transmissor.

Algumas medidas simples que podem evitar o Aedes aegypti são:

- Manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva, com o saco plástico bem fechado;

- Lavar bem com água e sabão os potes de água dos animais;

- Lavar sempre o suporte de garrafão de água quando fizer a troca e vedar bem quando não estiver usando;

- Manter os vasos de plantas limpos e colocar areia até a borda;

- Lavar o coletor de água da geladeira e as bandejas do ar-condicionado ao menos uma vez por semana;

- Manter tampas de vasos sanitários, caixas d’água e ralos bem fechados;

- Guardar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Manter a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos;

- Manter o quintal limpo;

- Não jogar lixo em terrenos baldios;

- Fazer o descarte correto de pneus inutilizados;

- Permitir sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

Fotos: Heitor Xavier