Programa Melhor em Casa recebe visita do Ministério da Saúde para alinhar práticas e resultados

31/08/2023 - 20:42 Atualizado há 12 horas

Na última quarta-feira (30), a equipe do Programa Melhor em Casa de São Cristóvão recebeu a visita de uma representante do Ministério da Saúde (MS) para dialogar sobre as práticas do programa no município e alinhar informações sobre indicadores. A reunião ocorreu na Unidade de Urgência 24h, no bairro Eduardo Gomes, onde se localiza a sede do Melhor em Casa.

A coordenadora do Programa Melhor em Casa em São Cristóvão, Camila Barreto, explica que a consultora técnica nacional do programa aproveitou a presença em Sergipe para o Seminário Estadual do Melhor em Casa e escolheu São Cristóvão para a visita. O diálogo entre gestoras local e nacional já foi estabelecido em outros momentos, recebido com receptividade. “É bem proveitoso poder compartilhar conhecimento e trazer algo diferente para as equipes tirarem suas dúvidas”, afirma Camila.

Camila Barreto, coordenadora do Programa Melhor em Casa em São Cristóvão

Denise Araújo, consultora técnica do Ministério da Saúde, conta que é hábito do MS fazer visitas institucionais de apoio às equipes, que são habilitadas e em parte custeadas pelo Ministério, mas, no caso de São Cristóvão, também são custeadas pela gestão municipal. A ideia da visita é somar com a equipe, entender as principais dificuldades e aprender com os pontos fortes.

“Quando estamos na localidade, conseguimos perceber uma visibilidade maior das equipes que temos que apoiar, o que é preciso melhorar e temos que rever a política. Trazer para perto os gestores é importantíssimo, faz o andamento prosseguir. A aproximação com a equipe é o que ajuda o nosso objetivo maior: a internação domiciliar e a não internação hospitalar”, pontua Denise.

Denise Araújo, consultora técnica do Ministério da Saúde

Programa Melhor em Casa

O Programa Melhor em Casa é uma iniciativa do Ministério da Saúde implantada em diversos municípios e tem o objetivo de oferecer o serviço de atendimento domiciliar a pacientes, evitando a hospitalização desses usuários. Com o atendimento a domicílio realizado por equipes multiprofissionais, o paciente pode permanecer em seu espaço familiar, recebendo um cuidado humanizado e diminuindo os custos de uma internação evitável.

Podem fazer uso do programa os pacientes que precisam de equipamentos e outros recursos de saúde e demandam maior frequência de cuidado, com acompanhamento contínuo. A indicação para o atendimento domiciliar pode vir de diferentes serviços da rede de atenção. Em São Cristóvão, cerca de 450 visitas realizadas mensalmente pelo Melhor em Casa.

A prestação de assistência à saúde é de responsabilidade da equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e da equipe multiprofissional de apoio (EMAP), sendo o cuidado compartilhado com a família ou cuidador responsável. A capacitação e informação para o cuidado de familiares e cuidadores também é uma característica positiva do programa, que estende sua preocupação para quem está ao redor do paciente.

Parte da equipe municipal do Melhor em Casa

Na Cidade Mãe, a equipe é formada por duas médicas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo. Segundo Mayara Mirella, enfermeira atuante no programa, a equipe trabalha para que os pacientes recebam tratamento contínuo das especialidades. Essa equipe organiza a agenda de atendimento de acordo com a região, pois fica mais fácil atender a todas as necessidades dos usuários.

“Nós buscamos realmente satisfazer o paciente e suas necessidades. O retorno do Ministério da Saúde é muito importante e nos sentimos muito felizes com isso. Mostra que também estamos fazendo nossa parte”, ressalta a enfermeira.

Mayara Mirella, enfermeira atuante no Melhor em Casa

A técnica em enfermagem Solange Silva destaca como o programa é benéfico tanto para a equipe quanto para os cuidadores do paciente, que, mesmo em casos de óbito, contam com mais conforto e humanização. “O Melhor em Casa é uma pérola dentro do SUS, porque ele ajuda bastante e tem essa dignidade humana da equipe e da família da pessoa”, celebra.

Solange Silva, técnica de enfermagem do Melhor em Casa