Programa GuardaPet: saiba como adotar animais domésticos em São Cristóvão

10/06/2022 - 13:54 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, através do Programa GuardaPet, disponibiliza à população um canal de adoção de animais domésticos que estão temporariamente abrigados e a procura de um lar. A divulgação e a inscrição do processo de adoção se darão a partir do site da prefeitura, que será atualizado constantemente com fotos e informações dos animais.

Segundo Nayara Correia, médica veterinária da SMS, a Adoção Responsável de cães e gatos, como umas das ações do Programa GuardaPet, apresenta-se como uma  importante estratégia de manejo populacional  do município em parceria com protetores independentes e/ou Ongs.

“A adoção responsável deve ser um ato consciente, onde o adotante deverá atender todas as necessidades físicas, psicológicas e ambientais do animal. Além disso, ao adotar um animal que está sob os cuidados de Ongs e lares temporários, você estará salvando uma vida e, conseqüentemente, o espaço do seu novo melhor amigo será disponibilizado a outro animal em situação de abandono e maus tratos”, explicou a veterinária.

Família a espera de adoção

Para adotar um animal pelo Programa GuardaPet o cidadão deverá ser maior de 18 anos, realizar uma entrevista presencial, apresentar cópias e originais do RG, CPF, comprovante de residência atualizado e por fim, assinar um Termo de Responsabilidade de guarda.

Para iniciar o processo de adoção é necessário realizar um cadastro através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecHSW7WehzYfJYy9_lJgv3huNjZyQ-YgfpumkzPBTa05L66w/viewform

Confira todas as informações sobre o Programa e as fotos dos animais a serem adotados no link: https://www.saocristovao.se.gov.br/adocao-responsavel

Lar Temporário

O Programa GuardaPet também realiza um cadastro de Lares Temporários (LT’s), onde o cidadão estará se colocando disponível para ceder espaço em sua casa para abrigar algum animal (adulto ou filhote). Esse processo ocorre quando a Polícia retira o animal da guarda de seu antigo tutor, resgatando-o de uma situação de crime de maus tratos. Nestes casos os animais ficarão em Lares temporários até que se consiga um lar definitivo.

Saiba mais sobre os Lares temporários no link: https://www.saocristovao.se.gov.br/cadastro-lares-temporarios

Filhotes irmãos aguardando adoção

Seja um parceiro(a) do Programa GuardaPet (Empresa ou pessoa física)

Pessoas físicas ou jurídicas que desejam apoiar a causa também podem contribuir com o Programa. A ajuda pode ser através de doações de serviços a serem prestados ou de produtos/materiais a serem utilizados em animais advindos do fluxo de proteção animal e/ou atendidos por ONG'S e/ou Protetores independentes do município.

Saiba como ser um parceiro(a) através do link: www.saocristovao.se.gov.br/cadastro-empresas-parceiras

Seja uma ONG parceira ou um Protetor Individual

Se você faz parte de uma ONG com CNPJ ou é protetor independente e tem interesse de fazer parte da Rede de apoios ao Programa GuardaPet, você também pode ajudar. Os(as) parceiros terão como benefícios:

• Prioridade garantida em castrações gratuitas que serão realizadas pelo Programa;
  • Recebimento de doações de produtos e serviços das empresas parceiras do Programa;
  • Pode solicitar atendimento veterinário clínico aos animais acolhidos.

Saiba mais sobre como ser uma ONG parceira ou um Protetor Individual através do link: www.saocristovao.se.gov.br/cadastro-ongs-parceiras

Todas as informações sobre o Programa GuardaPet, cadastro e fotos do animais podem ser acessadas na página inicial do site da Prefeitura de São Cristóvão, no link: www.saocristovao.se.gov.br/guarda-pet

Fotos: Dani Santos