Programa Cidade Empreendedora do Sebrae é apresentado a gestão municipal de São Cristóvão

19/07/2022 - 15:02 Atualizado há 3 dias

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão tem firmado compromisso com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) quando o assunto é desenvolvimento socioeconômico na Cidade Mãe. Dessa forma, na manhã desta segunda-feira (18), o Prefeito Marcos Santana e os secretários municipais participaram da apresentação do Programa ‘Cidade Empreendedora’ do Sebrae, iniciativa adotada pela gestão desde maio deste ano.

Segundo a gerente da unidade de ambiente de negócios do Sebrae, Marianita Mendonça, o Programa Cidade Empreendedora é um projeto que busca transformar os municípios por meio da geração de um ambiente de negócios para o desenvolvimento, dinamizando a economia, e gerando emprego e renda para a população.

“Queria dar parabéns a São Cristóvão por fazer parte de um grupo seleto de até dez municípios em Sergipe, neste primeiro ciclo, que se chama ‘Cidade Empreendedora 2022’. A nossa proposta é trabalhar as políticas públicas voltadas ao empreendedorismo para que no segundo ciclo, em 2023, nós possamos atuar diretamente com as empresas, principalmente os pequenos negócios”, falou a gerente.

Marianita Mendonça, gerente da unidade de ambiente de negócios do Sebrae

Organizada em seis eixos estratégicos, a iniciativa do Sebrae aborda políticas como a gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais e o empreendedorismo na escola. Além disso, o momento contou com a entrega do estudo ‘Municípios em Números’ ao prefeito Marcos Santana. Nesse material que conta com 160 indicadores socioeconômicos registrados pelo Sebrae, há um panorama de informações e dados importantes que auxiliarão no desenvolvimento do município de São Cristóvão.

Prefeito Marcos Santana recebendo o estudo 'Municípios em Números' de São Cristóvão

Em sua fala, o gestor municipal, Marcos Santana, identificou como uma das dificuldades do início de sua gestão que o município sofria pela carência no mercado de trabalho local e pela falta de credibilidade na administração pública junto as empresas. Após seis anos, o Prefeito aponta que essa realidade mudou, agora com mais pessoas empreendendo, além de mais pousadas e restaurantes. “Nós evoluímos, mas ainda há muito para crescer e, para isso, a administração municipal precisa fazer a sua parte. Assim, nós contamos com o auxílio do Sebrae que é uma peça fundamental que precisamos para estimular o empreendedorismo local, gerar emprego e renda, e fazer as pessoas crescerem. Por isso, o programa Cidade Empreendedora é importante para sistematizar e coordenar essas ações no município”, comentou.

Prefeito Marcos Santana

São Cristóvão como protagonista

Outro ponto discutido na apresentação foi o Programa Educação Empreendedora do Sebrae, que de acordo com a gestora da iniciativa, Débora Mendonça, possui dois eixos: o primeiro busca cuidar e dar uma atenção especial à gestão das escolas como ponto de partida, oferecendo um diagnóstico com os pontos fracos e fortes, além de trazer possíveis soluções por meio de planos de ação. Já o segundo eixo será focado nos professores e alunos através de programas como o ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’ (Jepp), entre outras ações para o estímulo do espírito empreendedor entre os jovens.

Débora Mendonça, gestora do Programa Educação Empreendedora

O diretor superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado, aproveitou a oportunidade para elogiar a gestão de São Cristóvão pelo interesse no empreendedorismo local e na busca de soluções. “Parabenizo a todos por esse passo importante e por estarmos fazendo essa parceria. Nós sabemos que estamos pisando no território de vocês, vocês são os protagonistas. O Sebrae é uma entidade essencial nesse processo para auxiliar no crescimento socioeconômico em São Cristóvão”, disse.

Paulo do Eirado, diretor superintendente do Sebrae

Para o secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEMDET), Josenito Oliveira, ter essa parceria com o Sebrae com o projeto Cidade Empreendedora irá fortalecer as ações para o desenvolvimento econômico no município. “Serão ações que vão fortalecer a educação empreendedora e juntamente com os nossos empresários locais. Nós ainda vamos fazer algumas parcerias para desenvolver cada vez mais o nosso município em todas as áreas”, finalizou.

Josenito Oliveira, secretário da SEMDET

A apresentação foi finalizada com o anúncio do lançamento oficial do ‘Programa Cidade Empreendedora’ do Sebrae em todo o município de São Cristóvão, que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro.