Procissão de Corpus Christi de São Cristóvão passa a ser Bem de Interesse Cultural

18/07/2023 - 14:20 Atualizado há 1 dia

A tradicional Procissão de Corpus Christi, que anualmente reúne milhares de pessoas nas ruas de São Cristóvão, agora é Bem de Interesse Cultural de Sergipe. O projeto de Lei de autoria do deputado estadual sancristovense Paulo Júnior foi aprovado na última semana, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).

A tradição secular faz parte do calendário turístico-cultural da Cidade Mãe de Sergipe, e ocorre 60 dias após a Páscoa, celebrando o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. Além da procissão e da missa, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur) realiza uma parceria com a equipe organizadora do evento, igreja e voluntários, para manter viva a tradição secular da confecção dos tapetes de Corpus Christi.

Eles cobrem nove ruas do Centro Histórico, com uma dimensão de 1200 metros para dar passagem ao Santíssimo, reverenciado pelos fiéis em procissão. Os tapetes são confeccionados com madeira inutilizável, sal grosso, pó de café, cascos de sururu e massunim, anilinas e pó xadrez. Nas ilustrações dos tapetes, símbolos que expressam a fé e os sonhos, como o de uma sociedade ecologicamente sustentável, com educação de qualidade, saúde e com menos desigualdade social. Também há espaço para o orgulho, traduzido no símbolo da Unesco, que há 13 anos reconheceu a Praça São Francisco como patrimônio cultural da humanidade.

O deputado estadual Paulo Júnior reforçou a importância da Procissão de Corpus Christi para a cidade. "São Cristóvão passa por uma transformação social desde 2017 e o reconhecimento de nossas tradições e história faz parte dessa mudança estrutural. É um orgulho ser o autor do Projeto de Lei que transforma a procissão de Corpus Christi em bem de interesse cultural. Estamos resgatando nossa autoestima, nossa identidade como município histórico, ativo na construção do estado", declarou.

Deputado estadual Paulo Júnior

Para o prefeito Marcos Santana, é um orgulho para a cidade ter mais uma das suas tradições reconhecida, destacando que essa conquista é o resultado do imenso valor histórico e cultural que nossa procissão representa não apenas para os moradores de São Cristóvão, mas também para todo o povo sergipano.

“Durante séculos, essa manifestação de fé e devoção tem sido realizada em nossas ruas, reunindo famílias, fiéis e visitantes de todo o país. É uma tradição transmitida de geração em geração, e agora ela recebe o merecido reconhecimento oficial. Esse título como bem de interesse cultural destaca a importância de preservarmos e valorizarmos essa manifestação religiosa, garantindo que ela seja perpetuada por muitos e muitos anos. Agradeço ao deputado estadual Paulo Júnior pela indicação e parabenizo pelo belo trabalho que vem desenvolvendo na Alese”, declarou o prefeito de São Cristóvão.

Prefeito Marcos Santana

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier