Primeiro dia do Cine Trianon conta exibição de produções internacionais e filme indicado ao Oscar

01/12/2023 - 21:55 Atualizado há 13 horas



 

A sétima arte começou o Fasc 2023 muito bem representada. Nesta sexta (01) o Cine Trianon exibiu 5 produções internacionais e o filme Marte Um, de Gabriel Martins, que foi o representante do Brasil no Oscar do ano passado. 

 

O Cine Trianon O Cine Trianon é realizado no Fasc desde 2017,  mas já foi realizado antes em outro formato. O nome é uma referencia a um cinema que funcionava em São Cristóvão e marcou a história da cidade na década de 50 e 60.

 

Este ano a exibição de obras vai ser realizada através de uma parceria  com o Projeto Dia Internacional da Animação, que viabilizou três sessões de animação:  a a sessão infantil, a sessão nacional e a internacional, que foi exibidas as 14h desta sexta. 

Entre as obras apresentadas o público pôde acompanhar:

TAKE RABBIT, de Peter Peake (Inglaterra);  LAS PERIPECIAS DE SIR PERCIVAL, de Becho Lo Bianco, Mariano Bergara e Javier Mrad (Argentina); FORGOTTEN, de Mawrgan Shaw (Austrália/Canadá); ANNA SPUD, de Ed Foster (Inglaterra); VIAJE A MARTE, de Juan Pablo Zaramella (Argentina). 

 

 

 

 

O Cine Trianon também exibiu o  longa-metragem convidado Marte Um, com direção de Gabriel Martins, feito por uma produtora de Minas Gerais. A obra foi  representante do Brasil para o Oscar. 

 

“O filme surge na minha imaginação. Logo após a Copa do Mundo de 2014. Pensando muito  nesse mito  do jogador de futebol no Brasil, que pra muitos garotos de periferia é uma espécie de bilhete premiado.  aí eu fazia um exercício de pensar: e se um desses garotos de periferia decidissem ser outra coisa, como  um astrofísico?”, explicou. 

 

O filme foi produzido em 2018, com recursos de um edital do Ministério da cultura, voltado para pessoas negras. O Filme Marte um foi o primeiro de um diretor negro a representar o Brasil na premiação do a Oscar. 

 

Logo após a exibição de Marte Um, foi realizada a Mesa de abertura “Sonho e cinema: O impossível possível”, com   Kênia Freitas, professora de Cinema da UFS e Gabriel Martins, diretor do filme. O objetivo foi discutir sobre os desafios de produzir cinema no Brasil. 

 

 

Kênia Freitas e Gabriel Martins, compondo a mesa

 

 

 

 

Um esforço para o acesso popular ao cinema 

 

Em um grande esforço para viabilizar um espaço propício para que os artistas possam exibir suas obras e o público possa desfrutar dos filmes, a equipe da Fundação de Cultura e Turismo João Bebê Água 

 

“O cinema em Sergipe é feito com luta. O Cine Trianon é um espaço adaptado. Já que ainda não há esse espaço aqui, fazemos a adaptação e temos uma tela grande com um projetor bom, e  um sistema  de som que vai isolar mesmo a sala e permitir uma imersão nas obras”, pontuou. 

Astério, que também é diretor de cinema, bacharel pela Universidade Federal de Sergipe, destaca a importância de um espaço para para que os produtores possam exibir as suas obras.

“O ponto de distribuição, fazer com que o filme seja visto, é uma dificuldade brasileira desde sempre. Produzir cinema é competir com grandes estúdios nacionais e internacionais. Então a distribuição nesses festivais tem um papel crucial para que os filmes desses produtores sejam vistos, exibidos. Afinal, são obras  conectadas com o nosso lugar”. 

Para as estudantes de cinema da UFS, Vívian Lima e Lavínia Souza, o Cine foi uma oportunidade de se sentirem contempladas. 

“É muito importante, a gente se sente representado, como estudante de cinema. Eu já tinha visto o filme, mas vim para rever e também para participar da Mesa de Debate”, destacou Lavínia.

“Esse  esforço para criar espaços para que as obras sejam representadas é muito importante para nós, como produtores, para sair um pouco daquele eixo”, pontuou Vívian. 

 

 

 

Vivian, esquerda e Lavínia, direita

 

Confira a programação do Cine Trianon neste sábado (02)



  • 14h - Cine Trianon convida Dia Internacional do Cinema 2023. Sessão infantil

- Tardes no Escarafuncha (Dir. Fernando Ferreira Garróz, 2022) – Franca/SP

- Flores da Macambira (2023) – Macambira/RN e Vitória/ES

- Contos Mirabolantes (direção de  Andrei Miralha e Petronio Medeiros, 2023) – Ananindeua/PA

- Palavras Mágicas, (direção de Carlon Hardt, 2023) – Curitiba/PR

- Lucinéia (direção de Luah Garcia, 2022) – Teresópolis/RJ

- Os Macurus (direção de de Julia Vellutini & Mateus de Jesus, 2022) - São Paulo/SP

- Memórias da Infância (direção das alunas e alunos da EMEF Manuel Pereira Ramalho, 2023) – Ribeirão Vermelho/ MG e Vitória/ES

- Anacleto, o Balão (direção de Carol Sakura / Walkir Fernandes, 2023) – Curitiba/PR

 

 

  • 15h - Sessão Sergipe

(Classificação Indicativa Livre):

- Porto das Almas (direção de  Carolina Timoteo, 2023) - Aracaju/SE

 

Sinopse: Arlete é uma senhora aposentada e fotógrafa por paixão, que após longos meses de isolamento social precisa ir ao banco fazer a prova de vida do INSS. No caminho, apesar de estar sem filme em sua câmera analógica e com pouco dinheiro, ela busca formas de fazer retratos do cotidiano, numa jornada entre a solitude e reencontros.

 

- Mini Cosmos (direção de  Renata Mourão, 2016) - Aracaju/SE

 

Sinopse: 31 prédios, 496 apartamentos, cerca de 2.500 pessoas residem no residencial Estrela do Mar, na zona sul de Aracaju. O filme busca equilibrar a dualidade que é viver em uma comunidade aberta e rotativa.





Fotos: Jhonny Oliveira e Yago Andrade.