Primeira noite da Cantata de Natal encanta moradores do Eduardo Gomes

20/12/2023 - 15:42 Atualizado há 1 dia



 

Na última terça-feira (19), o bairro Eduardo Gomes foi palco da primeira Cantata de Natal 2023. O evento é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur) e possui o objetivo de proporcionar à população sancristovense momentos inesquecíveis de celebração natalina. 

 

A programação contou com apresentações da Associação Filarmônica Lira Sancristovense, do Coral Canarinhos de Aracaju, do Quinteto Sanfônico da Orquestra Sanfônica de Aracaju, além da presença especial da Feira São Criativos. O local que acolheu as apresentações foi a Igreja Nossa Senhora do Loreto, no Eduardo Gomes, que, juntamente com a sua praça, está decorada com a iluminação natalina.

 

 

Feira São Criativos na Praça Nossa Senhora do Loreto 

 

 

Além disso, todos que estavam presentes puderam desfrutar  das apresentações artísticas, mas também tiveram a oportunidade de tirar fotos e interagir com o Papai Noel, que distribuiu alegria, especialmente às crianças, junto à simulação de neve. 

 

 

Papai Noel tirando foto com as crianças no final da programação 

 

 

 

Apresentações 

 

A programação foi iniciada com a apresentação da Lira Sancristovense, que está sob a direção do maestro José Marcos de Andrade, que tem o objetivo de ensinar música, promover e desenvolver trabalhos artísticos dentro da cidade de São Cristóvão. O maestro adiciona em sua fala que é uma satisfação participar dos eventos promovidos pela Prefeitura. 

 

 

José Marcos de Andrade, maestro da Lira Sancristovense 

 

 

“Para este evento preparamos um repertório voltado para o Natal. Uma novidade é que em uma das músicas natalinas, a gente vai executar ela num ritmo nordestino. A gente sempre toca as músicas natalinas no original, nos ritmos originais, mas dessa vez, será só instrumental e com ritmo nordestino, e isso é inédito com a Filarmônica”, destaca. 

 

 

Apresentação da Lira Sancristovense 

 

 

Depois da bela apresentação da Lira, o público ficou com as vozes no Coral Canarinho de Aracaju. O grupo é composto por crianças a partir de 7 anos e de adolescentes até os 18 anos que estudam música no Instituto Canarinhos de Sergipe. O grupo tem Carlos Magno como maestro que expressa sua alegria em participar do evento. “Estamos muito felizes com o convite, viemos para somar as apresentações junto a amigos talentosos da Lira Sancristovense e do Quinteto Sanfônico, e comemorar o natal  aqui em São Cristóvão, preparamos um repertório emocionante e belo, espero que todos gostem”. 

 

 

Carlos Magno, maestro do Coral Canarinhos de Aracaju 

 

 

Posteriormente, a apresentação foi do Quinteto Sanfônico da Orquestra Sanfônica de Aracaju. Regido pelo maestro Evanilson Vieira, tem em sua formação musical a diversidade contando com participações de mulheres, jovens e adultos. O seu foco de trabalho é voltado para preservação e estudo de gêneros musicais como forró, além de pesquisar outros ritmos da cultura brasileira, a exemplo do chorinho, da bossa e do frevo. 

 

 

Coral Canarinhos de Aracaju 

 

 

Segundo Evanilson Vieira, o repertório foi composto com os clássicos de natal. “É a primeira vez que estamos participando aqui em São Cristóvão de um evento natalino, para nós é uma alegria enorme. Preparamos um repertório com as músicas natalinas, os clássicos do natal, e tenho certeza que o povo daqui vai absorver com muito carinho. Gostaria de agradecer pela oportunidade que nos concederam de também participar desta festa bonita”, finaliza. 

 

 

Quinteto Sanfônico de Aracaju 

 

 

Evanilson Vieira é o componente do meio 

 

 

Público 

 

Presente no evento, o prefeito Marcos Santana estava acompanhado do corpo secretariado da prefeitura e do vereador Edson Pereira. Para o gestor municipal é uma grande alegria estar proporcionando momentos culturais natalinos para a população, deixando toda a cidade iluminada, mas os corações dos sancristovenses também. “Espero que estejam gostando, que estejam curtindo a nossa programação natalina, que foi feita para todos que moram na região do grande Rosa Elze, Rosa Maria, Eduardo Gomes, Tijuquinha, Madre Paulina e Luiz Alves. Nosso objetivo é cada vez mais unir essas comunidades a partir da música, nossa programação é rica. Aproveitando o momento, desejo a todos um feliz natal, um próspero ano novo com paz, saúde e emprego para todos”, desejou Marcos Santana. 

 

 

Prefeito Marcos Santana 

 

 

Para Juliana Morgana, educadora, essa iniciativa da prefeitura reacendeu o natal no município. “Essas comemorações natalinas estão acontecendo de grande relevância para São Cristóvão. O Natal Iluminado está belo, assim como todas as atrações que a prefeitura está promovendo, e é muito gratificante, porque estamos vendo e vivenciando momentos que em outras gestões não existiam, essa época era muito apagada, e o então prefeito reacendeu o natal no nosso município”. 

 

 

Juliana Morgana, educadora

 

 

Dilma Menezes, professora aposentada, afirma que o natal de São Cristóvão é tão belo quanto outros de outras cidades. “Está sendo maravilhoso, todos os dias pessoas se encontram aqui, está tudo belíssimo, não está ficando para trás dos outros eventos por aí. Temos desde a entrada da cidade, lá da universidade, um show de luzes encantadoras. Eu vou trazer a minha família que mora em Aracaju para ver a beleza que está nas nossas praças, está tudo magnífico”. 

 

 

Dilma Menezes, professora aposentada



 

Programação Cantata de Natal 2023

 

22/12 - Centro Histórico - Praça São Francisco

 

17h - Feira São Criativos

18h - Lira Sancristovense

18h40 - Vox Populi/ Vozes do Banese

19h20 - Grupo Vocal Sírius

20h10 -Orquestra Sanfônica

20h50 - Projeção Mapeada

 




Fotos: Dani Santos