Prefeitura se reúne com equipe da EcoSol e analisam possibilidades de implementação da economia solidária no município de São Cristóvão

13/06/2023 - 17:59 Atualizado há 2 dias



 

Em constante busca para melhorar a economia local e buscar saídas válidas para famílias em situação de vulnerabilidade adentrar no comércio com iniciativas empreendedoras, a prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) se reuniu na manhã desta terça-feira (13) com equipe da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários EcoSol. 

 

A economia solidária é um modelo econômico baseado na cooperação, na solidariedade e na valorização do ser humano. Diferentemente do sistema tradicional, que muitas vezes é marcado pela competição desenfreada e pela concentração de riquezas, a economia solidária busca a equidade e a distribuição justa dos benefícios. 

 

Segundo a presidente da EcoSol na Bahia, Anne Sena, o objetivo dessa atividade ligada a economia é, primeiramente, divulgar a política municipal, garantindo que as prefeituras conheçam esse lugar do movimento que pensa no emprego e renda para a comunidade que estejam em vulnerabilidade social, sobretudo, criar uma parceria com a gestão municipal. “São Cristóvão é uma área de turismo, de patrimônio histórico grandioso e percebemos várias potencialidades. Trouxemos representação da Bahia, da região Norte e Sudeste e queremos que os resultados também aconteçam aqui em São Cristóvão, além do orgulho existente neste município, que a comunidade venha ter uma vida melhor, uma vida mais igual, mais sustentável e em especial as mulheres e a juventude”. 

 

 

Anne Sena, presidente da EcoSol na Bahia

 

 

Uma das grandes vantagens da economia solidária é a promoção do empreendedorismo coletivo. Por meio da formação de cooperativas e associações, os trabalhadores podem unir esforços e habilidades para criar e gerir negócios de forma autônoma. Isso não apenas aumenta as chances de sucesso, mas também fortalece o sentimento de pertencimento e colaboração na comunidade. 

 

De acordo com Josenito Oliveira, secretário da Semdet, o município já iniciou ações com fomento às cooperativas e associações desse modo solidário que é importante para a população local. “A parceria com a EcoSol é uma ideia que vem fortalecer justamente esse trabalho que nós temos aqui no município, esperamos que venha bons frutos e novas gerações de emprego, trabalho e renda para o nosso povo que mais precisa”. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

 

 

O prefeito da Cidade Mãe, Marcos Santana, adiciona que a economia solidária estimula a produção local e valoriza os saberes e as tradições da região. Ao apoiar os pequenos produtores, artesãos e agricultores familiares, fortalece-se a economia do município, reduz a dependência de grandes empresas, além de contribuir para a preservação da cultura local. “Tenho a certeza que, dando certo, a economia solidária tem o potencial de tornar São Cristóvão um município mais justo, próspero e sustentável. Ao promover a cooperação, a solidariedade e a valorização do ser humano, estaremos construindo uma sociedade mais inclusiva e equitativa”. 

 

 

Prefeito Marcos Santana ao centro da mesa 

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier