Prefeitura realiza segunda edição do ‘Hip-hop na Cena’, no bairro Eduardo Gomes

13/11/2023 - 15:40 Atualizado há 1 dia



Aconteceu nesse domingo (12), na Praça Comercial do Eduardo Gomes, a segunda edição do “Hip-hop na Cena”, desta vez em celebração aos 50 anos do hip-hop, um gênero musical que desempenha um papel fundamental na cultura urbana. A programação incluiu atividades de grafite, batalha de rimas e shows com bandas locais. O evento foi realizado pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), com parceria da Colortex, e conseguiu atrair um público de todas as idades. 

 

 

 

 

Os grafiteiros que participaram do evento deixaram a sua marca, destacando elementos da cultura de São Cristóvão, como a praça São Francisco, o parque ecológico conhecido como  Bica dos Pintos, manguezais simbolizados pelo caranguejo, e outros elementos significativos. 

 

 

 

 

O artista visual, Loan, foi um dos grafiteiros presentes no evento e destacou o seu sentimento ao participar desta celebração. "Foi uma experiência incrível contribuir com a celebração do hip-hop e a cultura local através do grafite. Fico honrado por ter tido a oportunidade de destacar elementos tão significativos da cidade. A Prefeitura está de parabéns por fomentar a cultura do hip-hop e por valorizar todas estas artes ainda tão marginalizadas”, disse.

 

Loan, artista visual

 

Jardineiro e grafiteiro nas horas vagas, Lucas Broko foi o artista responsável por reunir a turma que deixou mais colorido  o muro da arquibancada na Praça Comercial. "O grafite é uma forma de expressão poderosa e, ao participar deste evento, pude compartilhar nossa cultura de uma maneira única. Espero que as obras que criamos continuem a inspirar as pessoas e que outros eventos como este sempre aconteçam para que outros artistas possam ser contemplados, como fui agora “, destacou. 

 

Lucas Broko, jardineiro

 

A Batalha de Rimas trouxe muita interação entre todos os que prestigiaram o evento, com cada um manifestando a sua torcida. Um dos participantes foi o Mc NG, conhecido como Lampião da Rima. O Mc destacou que "foi uma grande honra participar deste evento e celebrar o Hip-hop, que tem raízes tão profundas. A música é uma ferramenta poderosa para a mudança e a união das pessoas, por isso a Prefeitura chegando junto com a gente é muito necessário para ampliar a nossa cultura e possibilitar a troca de experiência”, afirmou. 

 

NG Lampião da Rima, Mc

 

 

No palco

 

Para comemorar os 50 anos do Hip-hop, ritmo originário dos bairros urbanos de Nova Iorque, que nasceu com o intuito de dar voz às comunidades marginalizadas, a festa começou no palco com o show da dupla "Bruxas do Cangaço", seguida por Mali, Embrazados Crew e Nine Senses. 

 

 

Pagu Mc, uma das vocalistas da "Bruxas do Cangaço", ressaltou que "o que a gente vem fazendo ainda é muito criminalizado, por isso é importante esse tipo de iniciativa,  porque o movimento Hip-hop salva vidas, retira os meninos do mundo das drogas. Então para nós enquanto mulheres, enquanto mães, esta oportunidade de ocupar espaços e mostrar o nosso trabalho é uma vitória”. Dani Bruxa, integrante da dupla, acrescentou que "o hip-hop nos trouxe tantas mensagens importantes ao longo dos anos, e é emocionante ver São Cristóvão unindo-se para comemorar esta cultura e seu impacto”.

 

Pagu Mc e Dani Bruxa, rappers Bruxas do Cangaço

 

Para a diretora de Cultura e Arte da Fumctur, Elma Santos, o evento que está em sua segunda edição tem o objetivo de promover a valorização da cultura urbana e oferecer uma visibilidade para talentos sergipanos. "O Hip-hop é uma manifestação cultural relevante, e este evento está empenhado em apoiar a sua celebração em São Cristóvão. O Hip-hop na Cena é uma oportunidade para nossa comunidade se unir, expressar sua criatividade e compartilhar histórias através da música, do grafite e das batalhas de rimas. Esperamos continuar fortalecendo essa tradição nos próximos anos”, frisou.

 

Elma Santos, diretora de Cultura e Arte da Fumctur

 

 

Fotos: Heitor Xavier