Prefeitura realiza Oficina de Xilogravura na Galeria Vesta Viana, em parceria com Departamento de Artes Visuais da UFS

21/02/2024 - 16:27 Atualizado há 1 dia



 

A Prefeitura de São Cristóvão realizou nesta terça-feira (20), uma Oficina de Xilogravura em parceria com o Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A ação, que aconteceu na Galeria de Artes Vesta Viana, teve o objetivo de reforçar a parceria com a instituição de ensino e popularizar o conhecimento sobre técnicas artísticas.  



A oficina contou com 17 alunos inscritos através de formulário digital que foi disponibilizado para o público em geral. Antes de aprender a produção de arte em xilogravura, os participantes realizaram uma visita ao Atelier do artista plástico sancristovense Nivaldo Oliveira, referência na produção de obras em xilogravura em Sergipe.

 

 A escolha da técnica foi motivada pela relação da xilogravura com o Centro Histórico de São Cristóvão, como explica o estudante de Artes Visuais e um dos mediadores da galeria, Davi Ribeiro. “A oficina vai ser feita com a técnica de gravura que usa isopor. A xilogravura vai servir para contextualizar a relação que o Centro Histórico tem com essa arte. A técnica se chama isopografia. O isopor é cavado até formar o desenho e tira a imagem. É bem simples e dá para tirar a imagem tranquilamente". 

 

 

Davi Ribeiro, estudante de artes visuais

 

Milena Almeida, uma das coordenadoras da Galeria Vesta Viana destaca a importância da parceria com a UFS e ressalta a intenção de ampliar ainda mais essa relação:

 

“Nós temos uma parceria com a Pró-reitoria de Extensão. Por isso, contamos com estagiários de artes visuais, que estão realizando monitoria das exposições e também ministrando oficinas de artes. A intenção é fortalecer esse vínculo com o Departamento de Artes  Visuais, mas também ampliar essa parceria para alcançar estudantes de dança, música e outros cursos da universidade”, pontuou.  

 

 

Milena Almeida, coordenadora da Galeria Vesta Viana

 

 

Mais quatro oficinas artísticas estão previstas para esse mês. A temática das oficinas deve ter relação com as características da Galeria, trabalhando artes em diferentes expressões. Os alunos de artes visuais da UFS têm liberdade para trazer os temas que preferirem trabalhar e, em breve as inscrições estarão abertas para a população, através do site da Prefeitura e redes sociais. 

 

Um dos alunos que ministrou a oficina para o público foi Jhonatta Victor Barros. Ele ressaltou a importância da iniciativa para a formação profissional dos estudantes.  

 

“A intenção dessas oficinas é complementar nossa carga horário de estágio, mas também ter a vivência fora da sala de aula. Nós estamos tendo a oportunidade de fazer a mediação aqui na Galeria Vesta Viana e demonstrar um pouco do conhecimento que adquirimos na Universidade. Um artista tem inúmeras facetas que devem ser exploradas. E temos a possibilidade de abrir espaço para novos artistas”, celebrou.

 

 

Jhonatta Victor Barros, estudante de artes visuais

 

O público que participou da oficina é formado por pessoas a partir de 12 anos, de diversas localidades de São Cristóvão. Uma das participantes foi Thayane Maria, que contou que sempre teve interesse em arte, por isso, encarou a oficina como uma boa oportunidade de aprender uma técnica nova. 

 

“Meu pai ficou sabendo pelas redes sociais e me mandou o link, porque ele  sabe que eu tenho bastante interesse em arte. Eu uso arte como meio de escape, sempre procuro aprender novas técnicas. Por isso, me inscrevi e estou adorando. Toda a oficina foi interessante, desde a visita ao ateliê de Nivaldo. Eu não imaginava que existiam tantas técnicas que podem ser usadas”, concluiu. 

 

 

Thayane Maria, participante da oficina

 

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier.