Prefeitura realiza oficina de violão no Povoado Arame

26/09/2023 - 16:45 Atualizado há 3 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), encerrou neste sábado (23),  o curso de violão realizado no Povoado Arame, destinado aos moradores e brincantes da dança de São Gonçalo do Amarante. O evento proporcionou uma oportunidade única de aprimoramento musical para a comunidade.

Rivaldo Rodrigo, conhecido como Vado e mestre da dança de São Gonçalo, demonstrou entusiasmo com a oportunidade de aprender mais sobre o violão. "Queria que esse curso voltasse sempre, porque precisamos. Agradeço à Fumctur por nos proporcionar a chance de crescer e aperfeiçoar nosso trabalho, e ao professor, por toda a paciência", destacou.

Rivaldo Rodrigo, mestre da dança de São Gonçalo

Maria José Santos, uma das brincantes da dança de São Gonçalo e moradora do local, também expressou sua gratidão pelos ensinamentos oferecidos durante o curso, ministrado pelo professor e músico, Lucas Jamaica. "Estou muito orgulhosa por essa oportunidade que estamos recebendo, pela cultura. Espero que essas oportunidades nunca acabem, porque não enxergamos isso como uma brincadeira, mas sim como algo sério que agrega valor ao nosso grupo", ressaltou.

Maria José Santos, brincantes do grupo de São Gonçalo

Outra moradora e veterana do grupo, Valdeci Santos, compartilhou sua experiência, complementando o depoimento anterior. "A música é um elo fundamental na nossa dança. O violão nos permite aprimorar nossas apresentações e preservar nossa tradição. Agradeço a todos os envolvidos por essa iniciativa que fortalece o nosso trabalho", enfatizou Valdeci.

Valdeci Santos, integrantes do grupo de São Gonçalo

Para Maria Glória, coordenadora da Casa das Culturas Populares,  “a iniciativa da Fumctur não apenas promove o desenvolvimento cultural e musical da comunidade, mas também valoriza e preserva as tradições locais. Com eventos como este, a cidade de São Cristóvão continua a enriquecer sua herança cultural e proporcionar oportunidades para seus moradores”, disse.

Maria Glória, coordenadora da Casa das Culturas Populares

Fotos: Acervo do setor