Prefeitura realiza oficina de aquarela na Galeria de Arte Vesta Viana

01/03/2024 - 17:17 Atualizado há 2 dias



Com o objetivo de fortalecer o cenário artístico e cultural de São Cristóvão, no último dia 29, a Galeria de Artes Vesta Viana recebeu a oficina de aquarela, resultado de uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento, aberto ao público em geral, faz parte de uma série de atividades artísticas que têm marcado presença na cidade.

 

 

Jhonatta Victor, o instrutor responsável pela condução desta oficina, demonstrou entusiasmo com a participação dos 27 inscritos, todos com o interesse em aprender ou aprimorar suas habilidades na técnica da aquarela. "Trabalhar com aquarela proporciona aos alunos a oportunidade de produzir pinturas com custos mais acessíveis. A arte é uma voz para o público, uma maneira de se expressarem, e vejo que muitos aqui têm talentos notáveis. Este espaço deve ser explorado ao máximo”, avaliou. 

 

Jhonatta Victor, oficineiro

 

O instrutor ainda enfatizou a importância da parceria com a UFS, que não apenas complementa as horas para os estudantes da universidade, mas também cria um ambiente enriquecedor para todos os participantes, sobretudo da comunidade em geral. “ A galeria não deve ser utilizada esporadicamente, mas sim ao longo do ano, beneficiando toda a comunidade. Já ocorreram oficinas de capoeira, xilogravura, e que muitas outras temáticas estão por vir, promovendo uma diversidade de experiências artísticas para enriquecer ainda mais a vida cultural local”, afirmou.

 

Erna Barros, aluna da oficina e professora da UFS, enfatizou a relevância das oficinas e das parcerias estabelecidas com a universidade. "Toda iniciativa que se propõe a oferecer o contato da população com a arte é sempre muito bem-vinda, e essa é uma oportunidade que todos têm de entrar em contato com uma técnica específica da pintura, mas que serve na verdade para que possamos ampliar o nosso olhar, ampliar a nossa perspectiva com relação a expressões artísticas outras, que não aquelas que estamos acostumados a vivenciar. Gosto dessas parcerias que a Prefeitura faz com a Universidade e a população só tem a ganhar”, declarou. 

 

Erna Barros, aluna da oficina e professora da UFS

 

Jahenia Prado, estudante da UFS e grafiteira residente em São Cristóvão, destacou o impacto positivo desse aprendizado da aquarela em sua jornada artística, ressaltando a importância de diversificar as habilidades criativas. "A aquarela me permitiu explorar novas formas de expressão, o que é importante para ampliarmos nossas habilidades artísticas. Descobri meu lado artístico quando me tornei mãe, e a partir desse momento, surgiu o desejo de aprender em diversos segmentos. Já queria aprender aquarela, então não podia perder esta oportunidade”, contou. 

 

Jahenia Prado, estudante da UFS e grafiteira

 

Laís Santos, coordenadora da Escola e Galeria de Artes Vesta Viana da Fumctur, ressaltou a importância do espaço na promoção da cultura. "A Escola e Galeria de Artes Vesta Viana tem a missão de oferecer diversas oficinas para a comunidade em geral, proporcionando oportunidades para todos que desejam participar e se expressar através de várias linguagens artísticas. Nosso objetivo é ocupar o espaço de maneira dinâmica, permitindo que as pessoas aprendam mais sobre arte", explicou. 

 

 

Laís destacou as oficinas já realizadas, como xilogravura e a atual de aquarela, e revelou planos para futuras oficinas, incluindo lambe lambe, entre outras, ao longo do ano. Além disso, ressaltou a intenção de trazer novas exposições. "Queremos envolver os artistas de São Cristóvão e toda a comunidade, proporcionando oportunidades para aprender e vivenciar tudo o que este espaço tem a oferecer”, concluiu a coordenadora. 

 

 

 

Fotos: Dani Santos