Prefeitura realiza mutirão para atualização e cadastros no Mapa Cultural de Sergipe

13/07/2023 - 17:05 Atualizado há 1 dia



 

Na manhã desta quinta-feira (13) a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur) deu início ao mutirão que visa auxiliar e dar suporte aos agentes culturais que desejarem atualizar ou fazer cadastro no Mapa Cultural de Sergipe. A atividade busca minimizar dificuldades que os produtores de cultura do município poderão enfrentar em futuros editais. O atendimento é por agendamento prévio através do WhatsApp oficial da Diretoria de Arte e Cultura e será feito todas as quintas e sextas do mês de julho, das 09h às 13h no Auditório Paço Municipal. 

 

As inscrições para os chamamentos públicos acontecerão via Mapa Cultural de Sergipe, que se trata de uma plataforma digital que tem como propósito registrar e promover a diversidade cultural de uma determinada região. Nele, artistas, grupos culturais, produtores e agentes culturais podem cadastrar suas atividades e projetos, criando um banco de dados abrangente e atualizado sobre a vida cultural da cidade. 

 

 

Os atendimentos acontecem no Paço Municipal 

 

 

Segundo Neto Astério, assessor administrativo da Fumctur, o agendamento é reservado para um prazo de mais ou menos 1h para cada agente cultural. Essa escolha foi feita partindo de experiências anteriores e por se tratar de um processo cauteloso e que requer atenção, pois são várias documentações e partilhamento de conhecimento de acordo com as dúvidas dos produtores culturais. “Hoje, primeiro dia, preenchemos todos os horários, entendemos que os editais são burocráticos  e estamos à total disposição para ajudar com isso”. Neto adiciona que ainda há horários livres e para quem desejar esse auxílio ainda há tempo de fazer o agendamento prévio. 

 

 

Neto Astério, assessor administrativo da Fumctur

 

 

“A gente sabe que os agentes culturais enfrentam várias dificuldades de ter que lidar com a documentação extensa, então resolvemos direcionar e mitigar dúvidas que sabemos que vão surgir. A prioridade por hora é deixar o perfil no Mapa Cultural atualizado para que as dificuldades sejam diretamente com o projeto, somente com ele e não com o perfil”, complementa Neto.

 

O agente cultural, Cláudio Beltrão, capoeirista, aproveitou a oportunidade e veio atualizar o seu perfil no Mapa Cultural e sanar todas as suas dúvidas. “É uma oportunidade para nós que produzimos cultura estarmos seguindo o caminho certo para conseguir desenvolver nosso trabalho com esse subsídio. Assim, podemos expandir o conhecimento que a gente tem para poder estar ajudando a cultura local e as pessoas”. 

 

 

Cláudio Beltrão, capoeirista

 

 

Agendamento Prévio 

 

O mutirão acontecerá nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de julho, às quintas e sextas das 09h às 13h, no Paço Municipal localizado no Centro Histórico. Para aqueles que se interessarem, o agendamento tem que ser prévio via WhatsApp oficial da Diretoria de Arte e Cultura através do contato (79) 9 8131 - 5293. Vale ressaltar que os atendimentos acontecerão de forma individual, com recursos humanos para receber até 10 agendamentos por dia. 

 

A documentação específica estará nos chamamentos públicos que ainda estão por vir. No entanto, neste primeiro momento, os agentes culturais precisarão apresentar as seguintes documentações: RG (frente e verso) e CPF, comprovante de endereço, comprovações artísticas, fotos promocionais e endereço de e-mail. Caso o interessado não possua os documentos citados, a Diretoria de Arte e Cultura disponibilizará um suporte inicial. 

 

 

 

Fotos: Dani Santos