Prefeitura realiza encontro entre marisqueiras e pescadores de São Cristóvão com secretário nacional da pesca

28/04/2023 - 16:26 Atualizado há 17 horas

Na tarde da última quinta-feira (27), aconteceu o Encontro de Pescadores de São Cristóvão com a presença do Secretário Nacional da Pesca Artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura, Cristiano Ramalho. O evento foi intermediado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet).

O encontro foi uma oportunidade de apresentar os trabalhos realizados pelas marisqueiras e pescadores do município de São Cristóvão, que possuem grande importância para a economia e história da cidade. Através de um monitoramento realizado por uma atividade extensionista com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), com supervisão da professora Ana Rosa, foram apresentados dados sobre os serviços e sua rentabilidade. Além disso, apresentou-se o processo de produção e as maiores dificuldades passadas pelas marisqueiras e pescadores artesanais.

Segundo o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, o encontro com Cristiano Ramalho foi uma grande oportunidade para todos, uma forma democrática de garantir mais apoio do governo federal. “O secretário nacional, Cristiano Ramalho, teve a oportunidade de conhecer nossos projetos, o que a prefeitura está fazendo aqui de apoio às marisqueiras e nossos pescadores, como também ele vai trazer para nós outras alternativas e quais são as políticas públicas do Ministério da Pesca para apoiar essa categoria”.

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

Segundo o coordenador da diretoria de aquicultura e pesca da Semdet, Wesley Feliz, São Cristóvão é a primeira cidade que está acontecendo o monitoramento via UFS. E além disso, é trabalhado com a classe uma educação ambiental, para que não haja nenhum dano à natureza, e que o mangue seja sempre preservado. “Nesse encontro, esperamos propostas que ajudem a dar mais visibilidade para este trabalho e, também, mudar a realidade deles - marisqueiras e pescadores artesanais -  tanto economicamente como socioeconomicamente”.

Wesley Feliz, coordenador da diretoria de aquicultura e pesca da Semdet

Cristiano Ramalho diz estar encantado com a cidade de São Cristóvão e com a sua história, e esta se liga às comunidades pesqueiras artesanais que exercem um papel fundamental na geração de renda, na segurança alimentar, numa tradição expressiva. Acrescenta ainda, que sua vinda é um reconhecimento dessa tradição e da pauta que a comunidade está apresentando. “Além de reconhecimento, minha vinda é uma tentativa de construir uma parceria com a prefeitura, com a comunidade, para que a gente transforme essa parceria em políticas efetivas que beneficie as mulheres pescadoras e os homens das águas aqui do município.”

Cristiano Ramalho, secretário nacional da Pesca Artesanal

Para o secretário nacional, essa comunicação direta entre poder público e comunidade é uma busca por aliança para resolver os problemas crônicos e atuais que afetam o universo da pesca. “Vamos saber das reivindicações delas e a partir disso, vê dentro das nossas possibilidades o que pode ser feito, o meu desejo é concretizar essas possibilidades e atender as demandas daqui”.

Auditório do Paço Municipal

Após discurso do secretário nacional, aconteceu o momento em que a comunidade sanou suas principais dúvidas e o mesmo finalizou se comprometendo voltar à cidade no final deste ano e ver de perto os resultados dessas parcerias.

Comunidade pesqueira

O evento aconteceu no Auditório do Paço Municipal com a presença de dezenas de marisqueiras e pescadores. Como presidente da Colônia Pescadores Z2, Romeu Silva destaca que a colônia tem o papel de cuidar dos seus associados e que já alcançou a marca de 1200 associados. No seu momento de fala, Romeu levou as reivindicações dos pescadores, da precária forma de trabalho que se encontram, da dificuldade do local de trabalho, entre outros pontos. “A gente faz trabalhos juntos, temos desenvolvido muito juntos, não só porque dependemos muito deles, mas dia a dia a gente tem se ajustado e tem conseguido conduzir as coisas pouco a pouco. Estava ansioso por esse dia de hoje, por esse encontro, não é sempre que temos essa oportunidade, e eu acho muito importante”.

Romeu Silva, presidente da Colônia Pescadores Z2

Dulcineia Barreto é a líder das marisqueiras e afirma que momentos como esse são de grande valia, pois mostra que a prefeitura de São Cristóvão se importa e que faz ponte para que, junto com o governo federal, a comunidade possa ter mais benefícios. “Esperamos que nesse momento de trocas, onde vamos apresentar nossas dificuldades, que a gente ouça soluções também.”

Dulcineia Barreto, líder das marisqueiras