Prefeitura realiza eleição e anuncia novos membros para o Conselho de Política Cultural de São Cristóvão

01/09/2023 - 15:49 Atualizado há 3 dias



A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), realizou nesta sexta-feira (01) a eleição para os novos membros da classe artística local que foram escolhidos para fazer parte do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Esses profissionais agora têm a responsabilidade de contribuir ativamente no desenvolvimento e enriquecimento da cena cultural do município.

 

 

A eleição, que ocorreu de acordo com o estabelecido na Lei Nº624 de 2023, teve como principal objetivo a escolha dos representantes da sociedade civil que atuarão no CMPC. De acordo com Elma Santos, diretora de cultura e arte da Fumctur, “agora os membros eleitos assumem a missão de orientar-se pelas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura (CMC) e trabalhar em conjunto para elaborar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura, todas consolidadas no Plano Municipal de Cultura (PMC)”, explicou. 

 

Elma Santos, diretora de cultura e arte da Fumctur

 

A presidente da Fumctur, Paola Santana, expressou sua satisfação com os resultados da eleição. "Estamos entusiasmados com os novos membros que irão compor o CMPC e estamos confiantes de que eles trarão uma contribuição valiosa para o cenário cultural de São Cristóvão. Agradecemos a todos os profissionais da cultura que participaram desse processo e que estão comprometidos em fortalecer nossa cena cultural", destacou. 

 


Paola Santana,  presidente da Fumctur / Foto: Heitor Xavier

 

Formação do Conselho

 

Conforme estabelecido no regimento, o novo Conselho Municipal de Política Cultural possui uma formação composta por quatro membros titulares e respectivos suplentes representando o poder público, sendo dois da Fumctur, um da Secretaria Municipal da Educação e um representante da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Além de quatro membros titulares e respectivos suplentes, representando a sociedade civil através de associações ou grupos culturais locais que atuem nas Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Dança, Cultura Popular, Cultura Afro-brasileira, Literatura ou Artesanato. 

 

Thays Mara Santos Vieira, chefe de divisão pedagógica e coordenadora na Secretaria Municipal de Educação (Semed), e agora membro titular no Conselho, destacou a importância desse trabalho em conjunto. "O conselho desempenha um papel fundamental na seleção das políticas públicas voltadas para a cultura. Não podemos utilizar recursos sem o respaldo do conselho, que aprova todas essas políticas destinadas a fortalecer a cultura do nosso município, uma cultura verdadeiramente rica em diversidadel", afirmou. 

 

Thays Mara Santos Vieira, representante da Semed no Conselho

 

Uma das conselheiras eleitas, a artesã Rídaci Evangelista, representante da Associação Mãos que Pensam, compartilhou suas perspectivas sobre a importância da participação da sociedade civil e elogiou a gestão pelo trabalho realizado. "Tenho um profundo amor por esta cidade, e a cada dia meu desejo de ver seu desenvolvimento cresce. Vou lutar incansavelmente, junto com os demais membros, pela preservação e valorização de nosso patrimônio cultural e raízes. Hoje posso afirmar que temos uma gestão dedicada à arte, mas é crucial a união de todos os setores, pois todas as categorias se complementam. Se não formos parceiros, nosso progresso será limitado", declarou. 

 

Rídaci Evangelista, artesã

 

Rosângela Reis, museóloga e representante das Culturas Populares; Maria Rita, representante da Academia Sancristovense de Letras e Artes e Josiane Alves, professora e representante das Quadrilhas Juninas de São Cristóvão, completam o time de membros eleitos, representando a sociedade civil. Além disso, quatro suplentes também foram escolhidos para auxiliar o CMPC em suas atividades, reforçando ainda mais a representatividade e diversidade das vozes da cultura de São Cristóvão.

 

Eleitas titulares do Conselho, representando a sociedade civil

 

Fotos: Dani Santos