Prefeitura promove o 5º Seminário de Culturas Populares

25/08/2023 - 16:48 Atualizado há 37 minutos

Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), realizou o 5º Seminário de Culturas Populares, com o tema "Oralidade a partir da perspectiva de manutenção da cultura". A iniciativa, que é alusiva ao mês das culturas populares, reuniu professores da rede municipal, alunos da Emef Gina Franco e estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o objetivo de promover a valorização das expressões culturais mantidas vivas através da tradição oral.

Elma Santos, diretora de cultura e arte da Fumctur, ressaltou que o seminário não apenas gerou discussões relevantes, mas também reforçou a importância de valorizar e manter viva a riqueza cultural intrínseca à região. "Este evento se consolidou como um espaço enriquecedor para aprendizado e celebração das tradições transmitidas oralmente, expandindo as perspectivas tanto dos estudantes quanto da comunidade sancristovense. Com um foco especial nos jovens, essa iniciativa desempenha um papel crucial na preservação das identidades culturais únicas presentes em nossa sociedade", afirmou.

Maria Glória, coordenadora da Casa das Culturas Populares, explicou sua visão sobre a importância do seminário. "A ideia central desse trabalho é devolver para a nossa comunidade os bens culturais, por meio de um trabalho minucioso. Durante esta semana, a Casa das Culturas Populares recebeu pessoas de todas as idades, desde crianças de 2 anos até idosos. Tivemos brincadeiras, cantorias e mostramos o que valorizamos, mostrando à comunidade o que nós temos. O tema da oralidade retrata a maneira como aprendemos,  como guardamos nossa tradição, essencial para preservar e compartilhar a nossa cultura, passada de uma pessoa para outra por meio das palavras", frisou.

Sob o tema “Escola e Cultura: Ensinar e Valorizar Nosso Patrimônio”, a professora da rede, Vanessa Regina, teve um papel de destaque ao abrir o evento com sua palestra. Durante seu discurso, ela destacou a importância do assunto. "Como professora da rede, sinto a responsabilidade de trazer a escola como um espaço fundamental para esse conhecimento. Não podemos deixar a escola isolada da cultura, mas sim integrá-la. É necessário abordar a cultura dentro do ambiente escolar e introduzir aos jovens a noção de pertencimento, para que possam fortalecer suas identidades e se reconhecerem dentro dessa realidade", explicou.

A professora Ana Marta Santos, responsável por trazer os alunos da Emef Gina Franco, expressou sua satisfação em proporcionar essa experiência aos estudantes: "São Cristóvão é um berço cultural, logo, devemos proporcionar aos alunos este conhecimento. Um evento como este é uma oportunidade única de ampliar horizontes e aprofundar o entendimento dos jovens sobre a riqueza que nos cerca. É uma vivência que certamente deixará marcas duradouras em suas trajetórias", disse.

Presença de estudantes no seminário

A estudante do oitavo ano do Gina Franco, Laysa Gabriela, compartilhou a sua visão sobre o evento. "Ver tantas pessoas unidas para valorizar nossas tradições me deixa esperançosa sobre o futuro da nossa cultura. Precisamos continuar a ouvir e compartilhar essas histórias, algumas que eu nem conhecia e tive a oportunidade de conhecer aqui, através do que a professora nos trouxe", pontuou a aluna.

Gabriel Santos Menezes, aluno do curso de museologia na UFS, falou sobre a relação da museologia com a preservação das tradições culturais e reconheceu os esforços da gestão em fortalecer a cultura local. "As manifestações culturais são muito importantes na área da museologia, pois se tratam de patrimônio imaterial. O trabalho da Prefeitura em trazer essa abordagem com estes jovens é fundamental para que eles compreendam a importância de salvaguardar esse material, que tem se perdido com o avançar da tecnologia e da sociedade, mas que precisa se manter vivo”, declarou.