Prefeitura promove curso de Associativismo e Cooperativismo em parceria com o Senar

28/02/2024 - 17:36 Atualizado há 1 dia



Com o objetivo de fortalecer o entendimento sobre a importância do associativismo e cooperativismo no desenvolvimento das atividades agrícolas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Semdet) encerrou nesta manhã (28) o curso de Associativismo e Cooperativismo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As aulas foram realizadas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Cristóvão, e proporcionaram conhecimentos essenciais para impulsionar a colaboração e o crescimento sustentável no setor agrícola local.

 

 

O professor de administração do Senar, Lucas Andrade Silva, destacou a relevância do associativismo e cooperativismo para a promoção da solidariedade e crescimento econômico. “Neste curso, os participantes estão imersos no conceito da união, da força coletiva, e criação de negócios por meio de uma cooperativa. A ênfase está na construção de associações e cooperativas nos assentamentos e fazendas, visando  fortalecer os movimentos sociais e impulsionar a renda local”, explicou. 

 

Lucas Andrade Silva, professor do Senar

 

O curso capacitou aproximadamente 20 alunos, sendo uma das participantes a agricultora Kátia Souza, residente no assentamento Florestan Fernandes, no povoado Rita Cacete. Kátia destacou a importância significativa do curso em sua rotina de trabalho e ressaltou a intenção de aplicar todos os ensinamentos adquiridos. “Aprendi maneiras práticas de colaborar com meus colegas agricultores, e agora percebo como podemos fortalecer nossa comunidade ao trabalharmos juntos, compartilhando conhecimento e experiência”, disse. 

 

Kátia Souza, agricultora

 

Anderson Wuhoston, agricultor, destacou que as informações recebidas ao longo do curso são valiosas e, sem dúvida, vai aplicá-las visando um desenvolvimento próprio e da comunidade. “Resido no Acampamento Emilia Maria e agradeço à gestão por proporcionar mais conhecimento, especialmente no contexto do trabalho rural, com foco no manejo da agricultura familiar e na habilidade de trabalhar em comunidade. É muito gratificante estabelecer um vínculo mais forte com o município por meio dessas cooperativas e associações", pontuou. 

 

Anderson Wuhoston, agricultor

 

Fotos: Dani santos