Prefeitura oferece curso gratuito de teatro para moradores do município

11/04/2023 - 13:33 Atualizado há 11 horas

Em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FUMCTUR), promove oficina gratuita de teatro para moradores do bairro Rosa Elze. O curso será realizado de abril a julho, na Biblioteca Municipal Professor Luiz Alberto, com o objetivo de impulsionar nos inscritos o desenvolvimento de diversas aptidões, assim como ampliar a construção da identidade e o gosto pela arte.

Para a estudante de teatro e facilitadora do curso, Letícia Franco, esta parceria entre UFS e Prefeitura oferece aos moradores a oportunidade de uma vivência nesta modalidade artística, através de dinâmicas e jogos teatrais. “O curso conta com inscritos de todas as idades, todos moradores desta região. Pessoas que talvez não tivessem esta oportunidade, pois o curso de teatro às vezes é oneroso. A oficina gratuita democratiza a arte, desenvolve a expressividade do corpo e da comunicação, através dos exercícios aplicados, além de reunir pessoas de diversas áreas profissionais, como pescadores, artesãos, arquitetos”, explicou.

Letícia Franco, estudante de teatro e facilitadora do curso

Josimário Cesar, estudante de teatro, é um dos ministradores da oficina. Ele ressaltou que “a arte, através do teatro, tem uma função transformadora na vida das pessoas, pois além desse poder de sensibilizar, também cria comunhão entre elas. Esta oficina começou na semana passada e temos turmas nos turnos da tarde e da noite. A demanda foi muito positiva e vamos aproveitar todos para a realização de uma montagem ao final da oficina, que será criada a partir dos jogos que foram desenvolvidos ao longo das aulas”, informou.

Josimário Cesar, estudante de teatro, é um dos ministradores da oficina

Flora Brabeck, artesã, disse que não hesita em se inscrever nos cursos que a Prefeitura oferece. “O meu intuito ao me inscrever neste curso é o de ter um conhecimento maior acerca desta modalidade artística, que eu já acompanho das coxias pelo fato da minha filha ser atriz. Aqui eu terei a oportunidade de viver o teatro na prática e assim melhorar a minha comunicação e quem sabe aperfeiçoar o meu trabalho na área do artesanato. A Prefeitura está fazendo um excelente trabalho, divulgando a arte e formando novos atores”, frisou.

Flora Brabeck, artesã

Com o sonho de fazer aulas de teatro desde a infância, o estudante e tatuador Felipe Carvalho foi outro morador que não hesitou em se inscrever na oficina e desfrutar das aulas. “Eu sempre tive muito interesse em estudar teatro  e esse espaço está me ajudando bastante com essa realização, pois aqui, para além do aprendizado, tenho encontrado respeito entre todos, desde integrantes a professores”, ressaltou.

Felipe Carvalho, estudante e tatuador