Prefeitura inicia as comemorações dos 13 anos de Chancela da Praça São Francisco como  Patrimônio Cultural da Humanidade

28/07/2023 - 16:43 Atualizado há 5 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), iniciou hoje (28) a série de eventos em comemoração à Chancela da Praça São Francisco como Patrimônio Cultural da Humanidade. A celebração marca os 13 anos da concessão do título pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A abertura da programação ocorreu junto à XIV Mostra Experimental de Artes Visuais no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Cristóvão, o Centro Acadêmico de Artes (CENART/UFS), o Iphan e o Museu de Arte Sacra. A programação cultural se estenderá até 04 de agosto.

A comemoração como um todo foi preparada para honrar o valor histórico e cultural da Praça São Francisco, além de promover o turismo e destacar a relevância histórica de São Cristóvão para Sergipe, o Brasil e o mundo, como ressaltou a presidente da Fumctur, Paola Santana. “Este evento é de suma importância para fortalecer o sentimento de pertencimento na comunidade e para enaltecer o patrimônio cultural do município”, disse a presidente.

Paola Santana, presidenta da Fumctur

Paola ainda destacou a importância da Praça não apenas para a cidade, mas para o estado e o país. “Essa é a quarta cidade mais antiga do país e a Praça conta a história dessa organização. Quando saímos de Sergipe e falamos da Praça São Francisco notamos que as pessoas reconhecem e sabem a sua importância cultural, hoje posso dizer que conseguimos incutir esse sentimento na população sancristovense, hoje as pessoas têm orgulho de dizer que moram em São Cristóvão, que são de São Cristóvão e a Praça faz parte da história de muita gente”, complementou.

O prefeito Marcos Santana marcou presença na abertura das comemorações e expressou seu orgulho ao mencionar a Praça São Francisco. “Este é um momento de festa e reflexão sobre nossa responsabilidade como sociedade civil, independente da gestão pública. É a responsabilidade de cada cidadão na manutenção, preservação e na transmissão dessa história para as gerações futuras. Durante toda esta semana, teremos oficinas, seminários, apresentações artísticas e folclóricas, uma celebração dedicada à reflexão sobre a importância da Praça e sua conservação. A Praça não pertence apenas a Sergipe, ela pertence ao mundo", afirmou.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

Luciana Fraga Lima Nunes, chefe do escritório técnico do Iphan em São Cristóvão falou da expectativa para esta semana de eventos. “Durante o aniversário da Chancela o escritório do Iphan estará de portas abertas para receber escolas e promover a prática de educação patrimonial. É muito importante mostrarmos à sociedade o papel do Iphan e a relevância de cada indivíduo na preservação desse patrimônio que, apesar de parecer intangível, pertence a todos. Para alcançar esse objetivo e aproximar a sociedade dessa responsabilidade, a educação, especialmente direcionada aos jovens, é uma ferramenta fundamental, pontuou Luciana.

Luciana Fraga Lima Nunes, chefe do escritório técnico do Iphan em São Cristóvão

Visitantes

Railton dos Santos Silva, professor de português da rede privada de ensino, viu na ocasião uma excelente oportunidade para levar os alunos e comemorar a abertura dos eventos que marcam os 13 anos da Chancela. Ele elogiou a XIV Mostra Experimental de Artes Visuais, que é um espaço onde estudantes e representantes das instituições parceiras se reuniram para celebrar o título e reafirmar o compromisso de preservar e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Railton dos Santos Silva, professor de português

"Essa celebração é uma excelente chance para que meus alunos possam vivenciar e se conectar com a história cultural de São Cristóvão. A exposição é uma porta de entrada para conhecerem de perto o patrimônio que faz parte da nossa identidade. Acredito que experiências como essas enriquecem o aprendizado e despertam o senso de pertencimento e preservação do nosso legado cultural", comentou o professor.

Fábia Regina dos Santos, enfermeira, veio de Aracaju para prestigiar o evento e ficou entusiasmada com a presença dos jovens na celebração. “Eu vim de Aracaju para essa abertura de comemorações e estou adorando essa interação com a juventude. É muito importante para que eles tenham contato com a história do lugar onde nasceram, do lugar onde vivem e fortaleçam assim a sua identidade”, destacou.

Fábia Regina dos Santos, enfermeira

01 de agosto

10h - Cerimônia de lançamento do selo comemorativo dos Correios pelos 13 anos da Chancela da Praça São Francisco com apresentação de Samba de Coco

Local: Auditório do Museu de Arte Sacra