Prefeitura entrega sementes de milho e feijão para agricultores do município

05/04/2023 - 17:16 Atualizado há 1 hora

Nesta quarta-feira (05), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEMDET), realizou pelo 3º ano consecutivo a entrega de sementes para agricultores e agricultoras de São Cristóvão. Neste ano a distribuição gratuita será de 1 tonelada de sementes de milho e 800 kg de sementes de feijão, adquiridas com recursos próprios da Prefeitura para atender as demandas de diversos povoados, assentamentos e acampamentos do município.

Essa distribuição é parte do Projeto Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (PMAAF), que atende aos trabalhadores não apenas com a distribuição das sementes, mas ofertando assistência técnica, fornecimento de horas/máquina com o trator, e culminando com a aquisição de alimentos da agricultura familiar, que é distribuído pela Assistência Social para as famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

De acordo com Josenito Oliveira, secretário da SEMDET, este ano a ação está apenas começando e com ela “pretendemos beneficiar mais de 20 comunidades. Ano passado atendemos  mais de 400 famílias sancristovenses e este ano a ação está apenas começando no povoado Caípe Novo, lugar onde foram distribuídos 60 kg de sementes de milho e 40 kg de sementes de feijão. Além disso, ofertamos o serviço do trator que trabalhou por 2 dias no povoado, beneficiando cerca de 30 famílias”, afirmou.

Josenito Oliveira, secretário da SEMDET

O secretário ainda destacou a importância dessa distribuição de sementes, pois se trata de uma política pública que gera renda para essa comunidade. “Tais sementes foram selecionadas com muito critério, totalmente livres de transgênicos, para garantir a qualidade, segurança na plantação, na colheita, garantindo assim a geração de renda e mais produção para as suas famílias. Além da realização de outras demandas elencadas pela própria população, a exemplo da oficina de boas práticas e compostagem que será ministrada a partir do dia 10 deste mês”, avisou.

O prefeito Marcos Santana esteve presente no encontro e aproveitou a ocasião para ouvir atentamente outras demandas e mensagens de gratidão. “Esta é uma ação que visa o incentivo e o fortalecimento da agricultura familiar e eu fico muito alegre em estar aqui hoje fazendo essa entrega. Espero que realmente sirva para facilitar a lida de vocês nas áreas de plantio e que possam produzir alimentos, seja para consumo próprio ou para comercializar. O meu sonho de que São Cristóvão dê certo não termina no dia que eu entregar o meu mandato. Eu vou continuar sonhando e fazendo o possível para que nossa cidade continue melhorando e, consequentemente, a população”, disse.

Marcos Santana. prefeito

Agricultores beneficiados

Parte da renda familiar de Edleuza Dias de Santana vem da agricultura, setor predominante no município. Com a entrega das sementes, a agricultora afirma que o benefício foi completo, pois contribuiu para que as famílias economizassem em sementes, no pagamento de funcionários e máquina. “Muitas famílias não tinham condições de pagar a um trabalhador e agora nos deparamos com o benefício das sementes e do trator. Com a terra arada vamos plantar e agradecer, a Deus e ao prefeito, porque através dessa gestão teremos plantação e alimento para vender e consumir”, ressaltou.

Edleuza Dias de Santana , agricultora

A coordenadora da Comunidade São Francisco, no Caípe Novo, Deise Santiago de Matos Carvalho, também foi uma das contempladas. “São muitas famílias beneficiadas, por isso esta ação é tão importante, principalmente para aquelas pessoas que vivem do plantio e precisam das sementes. Temos produtores que fazem horta e não têm condições de comprar sementes, nem dinheiro para pagar uma máquina e arar as suas terras, por isso a gratidão é unânime e estão todos satisfeitos”, frisou.