Prefeitura e Senai promovem oficina de gastronomia para moradores de São Cristóvão

10/04/2024 - 17:59 Atualizado há 3 horas



Na manhã de hoje, quarta-feira (10), teve continuidade a oficina de gastronomia na Praça Matriz, localizada no Centro Histórico de São Cristóvão. Esta iniciativa é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet). O curso é direcionado para pessoas de baixa renda e é aberto para todas as idades.

 

 

 

 

O curso está atendendo 120 participantes, divididos em turmas pela manhã e à tarde, com duração até quinta-feira (11) no Centro Histórico, e a partir da próxima segunda-feira (15) acontece no Eduardo Gomes com foco em Sagado de Lanchonetes e Confeitaria Artesanal. Na parte da manhã de hoje, os alunos estão aprendendo sobre a produção de Salgados Artesanais, enquanto à tarde estão focados na oficina Fábrica de Chocolate, incluindo sobremesas e receitas à base de chocolate.

 

 

 

 

De acordo com Manuela de Carvalho, instrutora do Senai, o curso faz parte do Programa de Sabores da Confeitaria, o qual são trabalhados cursos rápidos e mais econômicos. “Na nossa oficina os alunos podem ver como é que desenvolvemos os produtos para eles aprenderem e utilizarem disso como um empreendimento, para família, receber os amigos em casa, enfim, como a pessoa preferir. São receitas rápidas, econômicas, porque não são ingredientes caros e que podem se desenvolver em casa mesmo”. 

 

 

Manuela de Carvalho  junto com o seu colega também instrutor da oficina  

 

 

A parceria entre a Prefeitura e o Senai vem colhendo bons frutos para São Cristóvão, são iniciativas que fomentam o empreendedorismo individual e coletivo e ajudam no desenvolvimento econômico da cidade. Segundo Manuela, isso tudo se torna mais significativo por se tratar de uma cidade turística, que recebe pessoas de várias localidades e que podem inspirar os alunos nas vendas gastronômicas dentro da própria comunidade. “O nosso curso é focado principalmente nas pessoas que já gostam da área, já tem conhecimentos prévios e já desenvolvem algo gastronômico em casa. Nós tiramos dúvidas, alinhamos questões de boas práticas, de fabricação, segurança alimentar, entre outras questões essenciais para este trabalho”. 

 

 

 

 

Segundo a diretora municipal do Trabalho, Neusa Malheiros, a parceria com o Senai está trazendo cursos com carga horária mais curta, pensando na população que tem um período curto de tempo livre, devido a outras atribuições durante o dia. “É uma área que pode possibilitar oportunidades mais rápidas de inserção no mercado de trabalho, especialmente na questão do empreendedorismo, seja dentro de casa ou na própria comunidade, como também em locais como lanchonetes e restaurantes. Portanto, essa capacitação específica para a gastronomia vem com o objetivo de geração de trabalho e renda e de qualificar cada vez mais a população para essas oportunidades de trabalho”. 

 

 

Neusa Malheiros

 

 

Para Monakelly Cruz, empreendedora, o interesse no curso veio em um bom momento, no qual fará ela complementar o cardápio que oferece aos seus clientes, inclusive, a pedido dos mesmos. “Já trabalho com doces e agora vou estar implementando os salgados, por isso meu interesse nessa oficina. Muita gente pede salgado, então esse momento foi uma oportunidade na hora certa”. 

 

 

Monakelly Cruz

 

 

Maria Valdirene, autônoma, diz que tem muito gosto pela gastronomia e gosta sempre de aprender novas receitas. “Sempre que vejo oportunidades como essa, eu participo, sempre bom conhecer receitas novas e aprimorar as práticas que já temos”. Adiciona ainda a importância que enxerga nessa oportunidade promovida pelo Senai e pela Prefeitura. “É uma boa oportunidade para aqueles que já trabalham no ramo, para aqueles que estão desempregados e gostariam de começar a empreender. Ter essa oficina aqui é muito bom, pois sair daqui para a capital para buscar esses conhecimentos seria mais difícil e aqui já facilita bastante”. 

 

 

Maria Valdirene

 

 

Fotos: Dani Santos