Prefeitura e Sebrae apresentam o programa agronordeste com benefícios aos carcinicultores

19/04/2023 - 17:55 Atualizado há 2 dias

Na manhã desta quarta-feira (19), no Auditório do Paço Municipal, aconteceu a apresentação do programa Agronordeste, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), busca oferecer benefícios aos carcinicultores da região.

A preocupação com produtores agrícolas e carcinicultores vem desde do plano de governo do prefeito Marcos Santana. Segundo ele, é uma atividade que acompanhada com os devidos profissionais, pode se tornar uma produção mais fortalecida e que não seja prejudicial ao meio ambiente. “É preciso tomar cuidado no fazer, é preciso que a vontade de produzir, de ganhar dinheiro, que é legítimo, não deixe de levar em consideração a sustentabilidade, por isso a Prefeitura está à disposição para orientar os carcinicultores no que for preciso.”

Prefeito Marcos Santana

De acordo com o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, o fruto da parceria é para o implemento de melhores práticas de manejo para os carcinicultores e, dessa forma, aumentar a produtividade da produção de camarão no município. “Somos o terceiro maior produtor de camarão no Estado, então é importante nós, como poder público, que firmemos essas parcerias e que a gente possa viabilizar cada vez mais melhorar tanto na produção como na comercialização do camarão aqui no nosso município.”

Secretário Josenito Oliveira

Além da parceria de promover assistência técnica no ambiente de produção de cada produtor interessado no programa, o secretário afirma que parcerias com instituições bancárias também são procuradas. “A parceria com instituições financeiras serve para que a gente possa viabilizar o financiamento de créditos para os produtores e também todo nosso apoio para que eles possam aumentar sua produção, melhorar seu ambiente de negócio e que tenha bastante sucesso aqui no nosso município.”

O programa Agronordeste trabalha com os assistidos o conhecimento, eficiência produtiva, regularização do empreendimento, biossegurança, qualidade do produto, acesso do mercado, atuação coletiva, gestão de negócio, práticas sustentáveis, monitoramento e inovação. Os requisitos principais para que os produtores possam participar é o local passível de regularização, registro de aquicultor (RGP), disponibilidade de participação, compromisso com os agendamentos, aplicação do conhecimento e eficiência produtiva.

Auditório do Paço Municipal

Segundo o diretor técnico do Sebrae, Breno Barreto, o programa oferece apoio em Sergipe e mais 8 Estados. Aqui em Sergipe, a previsão de atendimento é para cerca de 100 carcinicultores nas devidas cidades: Brejo Grande, Pacatuba, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Indiaroba. “Será uma mudança para aqueles produtores que ainda não têm uma licença ou apoio, a assistência que o Sebrae estará levando, inclusive, dando a condição da existência.”

Diretor técnico do Sebrae, Breno Barreto

Breno enfatiza, também, a importância da circulação de informações corretas sobre as produções nas cidades, o que é essencial para a construção da ponte entre os produtores e o programa. “A prefeitura percebendo essa necessidade de assistência para os carcinicultores, procurou o Sebrae para que a gente pudesse estar levando este programa para que eles tenham toda a assistência que a gente possa dar, inclusive na gestão, que é o grande carro chefe do Sebrae.”

Sancristovense e produtor de camarão desde 2004, Gilvan de 62 anos achou a iniciativa importante e tem certeza que a produtividade irá melhorar consideravelmente. “Se a gente tiver um acompanhamento com pessoas qualificadas de fato, vamos começar a ter mais resultados, no momento, nossa produtividade não está muito boa. E além da assistência, esperamos também o apoio das instituições bancárias."

Produtor de camarão, Gilvan

Na ocasião, também se fez presente Humberto Eng, coordenador de pesca da Secretaria do Estado da Agricultura. Sua fala foi focada na importância do Censo da Carcinicultura. “O censo nos dá possibilidade de descobrir, mensurar, e para que a gente possa mostrar para os órgãos públicos, para os órgãos de créditos que a gente tem condições de atrair beneficiamento para a cidade.” Humberto acredita que é preciso fugir mais da zona de conforto, que é preciso colocar mais tecnologia e, assim, melhorar cada vez mais. “O censo está aí para descobrirmos o que está acontecendo, termos certeza do potencial que estamos alcançando e procurar ir mais além. É preciso pensar em mercado, temos que trazer investimentos", finaliza.

Coordenador de pesca,  Humberto Eng

Fotos: Heitor Xavier