Prefeitura e Polícia Militar discutem esquema de segurança para o São João da Tradição

05/06/2023 - 20:19 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão e a Polícia Militar realizaram uma reunião nesta segunda-feira  (05) para discutir o esquema de segurança que será adotado no São João da Tradição. O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de junho no Centro Histórico, e 14 e 15 de julho no bairro Eduardo Gomes.

A reunião contou com a presença de representantes da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), além do Tenente-coronel da Polícia Militar, Augusto César. Durante o encontro, foram abordados diversos aspectos relacionados à segurança, como o efetivo policial necessário, a distribuição de postos de monitoramento e o atendimento médico. A equipe também apresentou a logística de funcionamento do espaço, com as localizações dos vendedores ambulantes, locais de entrada e saída do evento, dentre outros pontos.

De acordo com a diretora de cultura e arte da Fumctur, Elma Santos, o evento deste ano seguirá os padrões adotados nos festejos juninos do Eduardo Gomes em 2022. Ela explica que haverá revista na entrada do evento com utilização de detector de metais, câmeras de segurança serão instaladas em pontos estratégicos, equipes serão contratadas para reforçar a segurança nos dias de evento e não será permitida a comercialização e entrada com bebidas em recipientes de vidro.

Diretora de cultura e arte da Fumctur, Elma Santos

“Esse ano nós vamos fazer nos moldes do São João do Eduardo Gomes do último ano. Será um espaço fechado, com revistas, câmeras de segurança, para que a gente consiga fazer com que a festa seja realizada com sucesso. A presença da polícia é fundamental para coibir qualquer tipo de ocorrência indesejada e garantir que as famílias possam aproveitar os festejos com tranquilidade. Iremos trabalhar em conjunto para oferecer um evento seguro e agradável para todos", ressaltou a diretora.

O Tenente-coronel Augusto César, reforçou o compromisso da corporação em garantir a segurança da população. "A previsão é que tenhamos cerca de 120 homens atuando, não só da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, mas também do policiamento especializado, como CPTran, GTAM, Batalhão de Choque e também a equipe de Radiopatrulha. Assim como no ano passado, esperamos que seja mais um evento de muito sucesso, muita paz e amor, e que as pessoas se sintam seguras para poder prestigiar o evento”.

Tenente-coronel Augusto César

No que diz respeito à segurança nas vias, a SMTT de São Cristóvão estará reforçando a atuação nas proximidades da festa. “Nossa expectativa é que assim como nos últimos anos tenhamos um evento tranquilo, com o comparecimento de um grande público e nós iremos trabalhar para manter a fluidez do trânsito”, acrescentou o superintendente da SMTT, Nilton Santos.

Superintendente da SMTT, Nilton Santos

Fotos: Heitor Xavier