Prefeitura e Incra discutem realização de Festa Camponesa em São Cristóvão

21/08/2023 - 16:29 Atualizado há 6 horas



Na tarde da última sexta-feira (18), o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, recebeu a diretora de Desenvolvimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rose Rodrigues, para discutir a realização da Festa Camponesa, um evento em formato de feira que reunirá diversas organizações e pessoas vinculadas à reforma agrária em Sergipe. 



De acordo com a diretora do Incra, a Festa Camponesa em São Cristóvão será a primeira neste formato no Estado, e a previsão é que ela seja realizada em novembro deste ano. “Hoje viemos tratar de uma festa camponesa, que terá um caráter estadual, seguindo os moldes do que já realizamos em várias partes do país, e nossa intenção é ter São Cristóvão dentro deste circuito. Será uma grande celebração que reunirá música, exposições, saberes, sabores e muitas manifestações culturais e gastronômicas em um só lugar”, explicou. 


Diretora do Incra, Rose Rodrigues

 

Para o prefeito Marcos Santana, a Festa Camponesa será mais uma oportunidade para fortalecer a atuação daqueles que moram no campo, além de ser mais um evento para fomentar o turismo na cidade. “Nosso objetivo é criar um ambiente propício para que os assentados e suas famílias possam expor seus produtos, compartilhar conhecimentos e fortalecer suas redes de contato, ao mesmo tempo apresentar essas produções para aqueles que irão visitar a cidade durante o evento”. 



A fala do gestor foi endossada pela diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), Paola Santana. “Estamos abertos a dialogar para que o evento aconteça e será uma honra para São Cristóvão recebê-lo. Queremos trabalhar para fortalecer cada vez mais os assentamentos e aqueles que vivem neles, além de dar espaço para que essa identidade do povo que mora aqui seja evidenciada, já que por anos eles foram marginalizados”. 

 

O encontro da última sexta também contou com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e de outros representantes do Incra. 

 

 

Fotos: Heitor Xavier