Prefeitura disponibiliza consulta pública para participação da comunidade na construção do Plano Municipal de Cultura

08/04/2024 - 17:37 Atualizado há 18 horas

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (FUMCTUR), está realizando uma consulta pública para a participação popular, visando a construção do Plano Municipal de Cultura, que servirá como um guia abrangente e estratégico para orientar as políticas públicas culturais em São Cristóvão ao longo dos próximos dez anos. A população pode participar até o dia 28 de abril, através do formulário digital disponível aqui.

O Plano Municipal de Cultura de São Cristóvão é uma legislação que vai estruturar a concepção de um arcabouço legal que estabeleça diretrizes claras, objetivos definidos, metas e uma análise abrangente para as políticas públicas de fomento à cultura. O plano vai compor o Sistema Municipal de Cultura, criado em 04 de julho de 2023, através da Lei n° 624/2023.

A participação ativa da sociedade civil é fundamental na fiscalização das ações da prefeitura, garantindo transparência e responsabilidade no uso dos recursos humanos e financeiros disponíveis para a cultura em São Cristóvão. Por isso, a contribuição da sociedade na consulta é fundamental, como ressalta o assessor administrativo da FUMCTUR, Neto Astério:

“Sem o envolvimento tanto dos artistas e produtores culturais quanto dos consumidores de cultura, é impossível estabelecer parâmetros, indicadores e propostas que abranjam toda a estrutura cultural de São Cristóvão. A diversidade de perspectivas é essencial para a formulação de uma política cultural inclusiva, que evite visões unilaterais e atenda às necessidades e interesses da comunidade em sua totalidade”, pontuou.

Neto Astério, assessor administrativo da FUMCTUR

Após a conclusão, o Plano Municipal de Cultura será submetido à aprovação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, da Câmara de Vereadores e do Prefeito, Marcos Santana. Este processo democrático assegurará que o plano seja representativo e legitimado pelas instâncias governamentais e pela população, fortalecendo assim sua eficácia e aceitação.