Prefeitura de São Cristóvão sedia 4º Encontro Anual da Rede de Agroecologia Plantar para a Vida

19/12/2023 - 13:37 Atualizado há 2 dias



 

Na manhã dessa segunda-feira (18), foi realizado no auditório do Paço Municipal da Prefeitura de São Cristóvão o 4º Encontro Anual da Rede de Agroecologia Plantar para a Vida. O evento teve por finalidade reunir todos os grupos que fazem parte da rede para um intercâmbio de experiência e diálogo para novas iniciativas. Na ocasião, estavam presentes grupos de agricultores sancristovenses e de mais três cidades de Sergipe.

 

 

 

 

 

A coordenadora da Plantar para a Vida, Raphaella Nascimento, explica que a rede se trata de um Sistema Participativo de Garantia (SPG), e significa que os grupos participantes têm autonomia e juntos fazem o processo de certificação. 

 

“É feito um comitê com 2 representantes de cada grupo, onde os demais agricultores serão avaliados se estão aptos ou não para a certificação. Estes representantes visitam as unidades durante o processo. Assim que considerados aptos conforme a legislação orgânica, é criado o selo e eles adquirem a certificação”, explica a coordenadora.

 

 

Raphaella Nascimento,  coordenadora da Plantar para a Vida

 

 

A rede possui quatro grupos de agricultores: o grupo Renovando a Terra, da cidade de Salgado; o grupo Manancial, da cidade de Indiaroba; o grupo Vida Saudável, de Lagarto; e o grupo Agroflorestando-se de São Cristóvão. No total, 21 famílias receberam a certificação neste evento. 

 

 

 

 

Segundo João Nunes, presidente da Plantar para a Vida, o evento trouxe trocas de experiência e conhecimento para todos que participaram. E desta vez, a cidade de São Cristóvão foi palco deste encontro. 

 

"Esse encontro aqui em São Cristóvão, assim como nas demais cidades, têm o objetivo apresentar o nosso trabalho para que as outras pessoas possam conhecer o trabalho orgânico, pois isso é pensar na saúde humana e em produtos com mais qualidade. Além disso, faz-se um momento de pensar em novos planos", destaca João Nunes. 

 

 

João Nunes, presidente da Plantar para a Vida

 

 

São Cristóvão 

 

O evento aconteceu em São Cristóvão pela primeira vez, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, parabeniza e reconhece a importância da iniciativa realizada pela Rede Plantar Para a Vida. "É uma rede que recebe apoio de outros órgãos, como a Embrapa, a Emdagro e outras  instituições para que possa desenvolver uma agricultura saudável e os próprios agricultores realizarem esse trabalho de  fiscalização um outro para quem tenha produtos de qualidade, sem agrotóxico, pensando justamente na saúde da população, bem como do meio ambiente".

 

 

Josenito Oliveira, secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho 

 

 

Do mesmo modo, o prefeito Marcos Santana alegra-se por São Cristóvão receber um evento que traz conhecimento, experiência e oportunidade para os agricultores da cidade, como dos demais municípios presentes.  “Fico muito feliz e satisfeito de receber o evento em nossa cidade, é um trabalho muito importante para a classe. E que essa rede, efetivamente, possa cada vez mais se ampliar, passando a atrair mais pessoas, mais trabalhadores, agricultores e agricultoras para esse modo sustentável de plantar e de produzir mais alimentos saudáveis para a mesa de todos nós”.

 

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão 

 

 

 

Agricultoras sancistovenses 

 

Na oportunidade, aconteceram palestras sobre políticas públicas, sobre o PAA municipal, entre outras conversas acerca da temática. Além desse repertório agregador, um dos momentos mais marcantes foi a entrega da certificação deste ano para as 21 famílias, somando as quatro cidades participantes da rede. 

 

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Maria do Carmo Batista, essa certificação é uma luta antiga e a conquista é vibrante.  "A rede Plantar para a Vida é uma conquista, porque estamos lutando há muito tempo pela certificação e eles conseguiram, é reconhecível qualquer complexidade nesse processo, pois devemos ter ética e compromisso no nosso trabalho para alcançar essa certificação". Ela adiciona em sua fala sobre o interessante trabalho desenvolvido pela rede e por todos que a compõem. " O que eu acho muito interessante é que essa rede incentiva muito o trabalho totalmente orgânico, uma iniciativa saudável para nós agricultores, para as pessoas que consomem os produtos, para o meio ambiente, então todos saem ganhando, porque agroecologia é saúde", conclui. 

 

 

Maria do Carmo Batista, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR)

 

 

A agricultora Irineide Silva, do grupo de agricultores de São Cristóvão, afirma que a certificação é uma forma de valorização do trabalho desempenhado por todos. "Eu acho importante porque agrega o nosso trabalho e dá valor a ele, valor ao que é orgânico. Eu fico muito feliz em estar participando dos quatro grupos que vão ser certificados". 

 

 

Irineide Silva, recebendo seu certificado 


 

Fotos: Dani Santos