Prefeitura de São Cristóvão renova parceria com o Sebrae e participará do segundo ciclo do Programa Cidade Empreendedora

22/05/2023 - 15:51 Atualizado há 2 dias

Na última sexta-feira (19) o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou o ciclo 2023-2024 do Programa Cidade Empreendedora, além da apresentação dos resultados do ciclo de 2022. São Cristóvão foi uma das 10 cidades que participaram do primeiro ciclo, e alcançou um número de 700 novos empregos com carteira assinada desde a assinatura do termo de adesão, há um ano. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e do Trabalho (Semdet), a Cidade Mãe seguirá com o propósito de gerar mais empregos, desenvolvimento e empreendedorismo a fim de dinamizar a renda econômica da população, bem como do município.

O Programa Cidade Empreendedora tem o objetivo de melhorar o ambiente de negócios, estimular a abertura de novas empresas e geração de empregos nos municípios. O primeiro ciclo teve a participação de 10 municípios, mas neste segundo ciclo o Sebrae tem a meta de transformar a realidade de 21 municípios sergipanos até o final de 2024. De acordo com Priscila Felizola, presidente do Sebrae, o objetivo maior é ajudar cada município individualmente para que consigam entender a realidade e poder gerar emprego e renda para a população. “O Sebrae é parceiro no desenvolvimento do nosso estado, e este programa tem a finalidade de transformar a realidade de cada município através do desenvolvimento de um ambiente de negócios, propícios à geração de emprego e renda, dinamizando sua economia”.

Priscila Felizola, presidente do Sebrae, na parte superior da foto, após a entrega do passaporte aos prefeitos

Organizada em seis eixos estratégicos, a iniciativa do Sebrae abordou em seu primeiro ciclo políticas como a gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais e o empreendedorismo na escola. Neste segundo ciclo, serão adicionados mais 4 eixos: inovação e sustentabilidade, cooperativismo e crédito, marketing territorial e inclusão produtiva.

Para o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, a parceria traz muitos benefícios e partilha que no primeiro ciclo aconteceram diversas capacitações de forma gratuita, e nesse esforço, conseguiu-se atingir os 700 novos empregos de carteira assinada. “O objetivo é realmente criar um ambiente de negócios favorável no município para que, além de fortalecer as empresas que já estão instaladas aqui, que a gente possa atrair mais empresas, induzir a abertura de novos negócios aqui na cidade, gerando ainda mais emprego, mais renda, e que o município cresça economicamente em todos os sentidos”.

Secretário Josenito e equipe da Semdet

O secretário deu enfoque ao eixo Sala do Empreendedor, que se trata de um serviço de ajuda ao empreendedor a formalizar e gerir seu negócio de maneira mais eficiente e competitiva. A partir dessa sala, são ofertados diversos serviços de maneira totalmente gratuita. “A sala é um centro, um núcleo, para que o empresário venha buscar informações, venha se capacitar, e venha buscar os serviços tão necessários para gerir seus negócios. O público é aquele que já tem seu negócio e aqueles que planejam ter seu negócio”. O Sebrae está avaliando esse eixo em todas as cidades, e Josenito deseja que São Cristóvão receba o maior selo, que é o selo diamante. "Queremos que nossa sala seja altamente eficiente”, acrescenta.

Na oportunidade, a diretoria do Sebrae entregou o passaporte para o novo ciclo aos prefeitos dos 10 municípios que participaram do ciclo em 2022 e para as novas prefeituras que aderiram ao projeto. Presente na celebração, o atual gestor da Cidade Mãe, Marcos Santana, destaca os bons frutos que essa parceria resultou e que o novo ciclo será ainda mais grandioso. “Nós evoluímos, mas ainda há muito para crescer e, para isso, a administração municipal precisa fazer a sua parte. Nós contamos com o auxílio do Sebrae que é uma peça fundamental que precisamos para estimular o empreendedorismo local, gerar emprego e renda, e fazer as pessoas crescerem. Por isso, o programa Cidade Empreendedora é importante para sistematizar e coordenar essas ações no município”, comentou.

Prefeito Marcos Santana ao lado do secretário da Semdet