Prefeitura de São Cristóvão realiza reunião com diversas secretarias para tratar da estrutura do FASC

11/10/2023 - 19:20 Atualizado há 15 horas



 

Em uma reunião que contou com diversas secretarias, a Prefeitura de São Cristóvão apresentou a estrutura que será utilizada para a realização do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) 2023. O objetivo foi unir as pastas que compõem a gestão para resolver de forma articulada as demandas para a realização do festival que vai acontecer entre os dias 01 e 03 de dezembro.  

 

Participaram da reunião a Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), Secretaria de Saúde (SMS), Secretaria de Assistência Social (Semas), Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb) e Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). Esse foi o primeiro encontro coletivo entre as secretarias para tratar do FASC e o objetivo é de que outras reuniões ocorram nos próximos meses para tratar de um planejamento mais efetivo das atividades.



A diretora de cultura e arte da Fumctur, Elma Santos, explica que na reunião foi apresentada toda a estrutura e as alterações que foram feitas nos espaços, assim como os novos pontos da cidade que vão receber o Festival, como o Parque Nacional Aloísio Fontes, mais conhecido como Bica dos Pintos, e a Praça da Bandeira, onde um palco será instalado para a apresentação de bandas sergipanas. 

 

“Quando a gente põe espaços na rua, precisamos ter um controle de trânsito, é preciso pensar em uma rota para a livre circulação da Polícia Militar, para a mobilidade de ambulâncias. Além de organizar espaços para os ambulantes e  planejar com os órgãos competentes para que o evento ocorra com fluidez e segurança para todo mundo”, pontuou. 

 

 

Elma Santos, diretora de cultura e arte da Fumctur

 

 

Segundo a secretária de assistência social, Lucianne Rocha, a união de toda a gestão municipal é fundamental para viabilizar um evento tão grandioso: “O FASC é um evento que mobiliza toda a estrutura governamental, promove ações de diversos âmbitos, então, a gente tem diversas secretarias envolvidas seja diretamente ou indiretamente em uma festa que mexe com o mercado, com arte, com a cultura, com o comércio, então são diversos profissionais envolvidos em um esforço  muito grande pra que tudo dê certo”.

 

Lucianne Rocha, secretária de assistência social



Presente na reunião, o superintendente municipal da SMTT Nilton Santos, destaca o trabalho necessário para garantir a segurança do evento. 

 

“A reunião foi muito importante porque é uma forma de todas as secretarias se articularem. É um evento grande, que precisa ser executado de forma orquestrada para que possamos ofertar o melhor para a sociedade. A SMTT vai trabalhar para garantir a chegada do público com segurança, orientar na área de estacionamento e também vai trabalhar com as sinalizações que serão alteradas no período do FASC. Além de trabalhar na área de bloqueio do entorno do evento". 




Nilton Santos, superintendente municipal da SMTT- Foto: Dani Santos

 

 

O Festival 




O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur). Com mais de 51 anos de história, o FASC é um dos maiores eventos do Nordeste.  A última edição, no ano passado, registrou recorde de público, com a presença diária de aproximadamente 50 mil pessoas circulando pelas ruas da cidade. 



Estão confirmados no FASC 2023: Arlindinho,  Marina Sena, Carlinhos Brown, a cantora Liniker, Zeca Baleiro e a banda de reggae estadunidense Groundation. O Festival também vai contar com apresentações teatrais, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições. O evento terá uma programação que será distribuída em locais públicos, organizados de forma a garantir acessibilidade e sustentabilidade gratuitamente em todo o Centro Histórico e outros pontos da cidade.





Fotos: Jhonny Oliveira.