Prefeitura de São Cristóvão realiza primeira entrega dos Cordão de Girassol para pessoas com deficiências ocultas

21/02/2024 - 00:24 Atualizado há 16 horas



Na manhã desta terça-feira (20), a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Saúde, fez a primeira entrega dos Cartões de Identificação com Cordão de Girassol para pessoas com deficiências ocultas, em cerimônia realizada no Salão dos Carmelitas. A iniciativa atendeu a 176 usuários da saúde no momento, fazendo de São Cristóvão o primeiro município de Sergipe a proporcionar os cartões.

 

O cordão de fita com desenhos de girassóis foi instituído pela Lei Nacional Nº14.624/2023 e pela Lei Municipal 629/2023 como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas, que não são observadas de imediato, como as deficiências auditiva e visual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), fibromialgia, Doença de Chron, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outras. 

 

 

Com o cordão, foram entregues cartões de identificação com o nome e CPF do usuário. O principal objetivo dessa ferramenta é auxiliar na identificação de pessoas com deficiências ocultas em grandes estabelecimentos para sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a indivíduos com deficiências, que por vezes têm seus direitos negligenciados por não apresentarem visivelmente a deficiência.

 

 

O prefeito Marcos Santana afirma que este é um gesto simbólico da entrega de um instrumento de comunicação e expressão para o público. “Eles precisam ser olhados e ter maior atenção do Poder Público, atenção de todos nós e o cordão chega para dizer ‘olha, eu preciso da sua atenção, eu tenho direitos reconhecidos’. Esse é o nosso objetivo de hoje”, reitera.

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

 

A secretária de Saúde, Fernanda Santana, destaca a necessidade das Pessoas com Deficiências de gritar para que seus direitos fossem garantidos, enfrentando um longo período de invisibilidade social. Contudo, a Lei do Cordão de Girassol foi instituída para garantir um direito, o que levou o município a traçar estratégias para atender à demanda da população de forma acessível e democrática.

 

“No portal da Prefeitura, a partir desse link, temos o objetivo de conhecer a população que que tem direito, que tem deficiências ocultas. Por isso, viemos ratificar o direito e o acesso, como o SUS se propõe a fazer. O credenciamento vai ficar aberto o tempo inteiro, não tem um período para fechar, porque a todo momento é possível surgir novos diagnósticos, e nós precisamos garantir esse acesso”, explica a secretária.



Fernanda Santana, secretária de Saúde de São Cristóvão

 

 

O evento

 

A cerimônia de entrega dos Cordões de Girassol foi inaugurada por apresentações artísticas e lúdicas do núcleo de Educação Permanente em Saúde da SMS, em que o artista e especialista em educação, Ewertton Nunes, e a referência técnica em Educação Permanente, Ana Beatriz Neri, cantaram e acolheram o público com dinâmicas musicais coletivas. Após o momento lúdico, foi aberto o dispositivo da cerimônia. 

 

Ewertton Nunes, membro do núcleo de Educação Permanente em Saúde da SMS

 

Compuseram a mesa o prefeito Marcos Santana; a secretária de Saúde, Fernanda Santana; a secretária-adjunta de Saúde, Emilly Nardelli; a coordenadora de Atenção Especializada à Saúde, Yllane Reis; a gerente do Centro Especializado em Reabilitação Dr. Raimundo Aragão, Iandra Geovana Dantas; a representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Tatiane Carmo; a representante do Conselho Municipal de Saúde, Núbia Silva; o secretário de Infraestrutura, Julio Júnior; e os vereadores Marcus Lázaro, Edson Pereira, Fabinho e Rafael do Sucatão.

 

Mesa de abertura da cerimônia

 

A representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Tatiane Carmo, pontuou em sua fala que recentemente foi diagnosticada com deficiências ocultas, conhecendo de perto a dificuldade de ter as necessidades desse público visibilizadas e reafirmando a importância de iniciativas que garantem o acesso a direitos para pessoas com deficiência. “Hoje estima-se que um terço da população tem alguma deficiência, oculta ou não. É uma honra muito grande estar aqui, o Conselho Estadual está a disposição e retornaremos para montar o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência”, ressalta.

 

Tatiane Carmo, representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência

 

Após os discursos de abertura, foi iniciada a entrega dos Cartões de Identificação com os Cordões de Girassol. Primeiro a receber o cartão, o jovem Emanuel Fernando surpreendeu o prefeito Marcos Santana com um retrato realista desenhado por ele, demonstrando seu talento e gratidão.

 

Prefeito Marcos Santana recebendo como presente o desenho do adolescente Emanuel Fernando

 

Além da mesa de abertura, com o apoio das Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM), também foram ofertadas oficinas de Auriculoterapia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Neuropsicopedagogia e a oficina “Cannabis, benefícios e direitos dos usuários” sobre o uso de Cannabis Medicinal para pacientes com deficiências ocultas.

 

A coordenadora da Atenção Especializada à Saúde, Yllane Reis, explica que o setor da saúde desempenha um papel crucial no atendimento de pessoas com deficiências ocultas, desafiando estigmas e promovendo uma abordagem empática e sensível. 

 

“As oficinas terapêuticas foram idealizadas em conjunto com os profissionais do centro de especialidades com o objetivo de orientar esses pacientes quanto aos tratamentos que são ofertados pelo município de São Cristóvão através dos Centros de Especialidades Dr Raimundo Aragão e Lurdes Vieira Araújo”, destaca.

 

Yllane Reis, coordenadora da Atenção Especializada à Saúde

 

Ana Lécia Freire era uma das diversas mães presentes para receber o cartão de identificação de suas crianças. Seu sobrinho, Gabriel Arthur, tem o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e, segundo ela, nem sempre sua deficiência é percebida, o que dificulta seu acesso preferencial a serviços.

 

“Vai ser ótimo nas entradas, nos ônibus. Quando eu vou na fila de um banco ou no mercadinho, não nos dão preferência. Na semana fechada mesmo, um motorista não quis abrir a porta do meio, ele ficou na porta da frente, com muita agonia e chorando porque o ônibus estava cheio. Com o cordão, eu espero que deem preferência aos autistas”, defende.

 

Ana Lécia Freire e seu sobrinho, Gabriel Arthur

 

Sheila Érica também estava presente com seu filho Emanuel para receber o Cordão de Girassol. Para ela, foi uma conquista muito importante, por garantir os direitos preferenciais de sua criança: “Nem todo mundo entende que ele tem autismo, nem todo mundo conhece, porque ainda é muito oculta a questão do autismo, e com o cordão vai ser mais fácil para ele receber o atendimento preferencial nos locais, onde muitas vezes temos vergonha de dizer que o filho tem direito, e o cordão vai ajudar bastante na identificação daquela preferência”.

 

Sheila Érica e seu filho Emanuel

 

Como solicitar o Cordão de Girassol?

 

 

O município disponibiliza um formulário de Levantamento para Pessoas com Deficiências Ocultas na página principal do site www.saocristovao.se.org.br, através de um banner na aba “Informações”. Através dele, é possível solicitar o cartão de identificação gratuitamente, anexando o laudo médico que indica o diagnóstico do solicitante. A disponibilidade do formulário será contínua e a previsão da próxima entrega é para o mês de março.

 

Caso haja dificuldade em acessar o site ou preencher o formulário, o usuário pode se dirigir ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para ser orientado e obter ajuda para concluir o pedido através do site.

 

Contatos:

 

  • SMS: (79) 3045-4915
  • Ouvidoria da Saúde: (79) 99898-7547



Fotos: Dani Santos