Prefeitura de São Cristóvão realiza mais uma entrega de alimentos para instituições locais

10/05/2023 - 14:33 Atualizado há 22 horas



Agricultores familiares do município de São Cristóvão realizaram na última terça-feira (09) mais uma entrega de alimentos no Centro de Referência em Saúde Alimentar e Nutricional (CRESAN), que foram destinados a famílias assistidas pelos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos de São Cristóvão (PMAAF), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e resultou na distribuição de mais de dois mil quilos de comida para onze instituições.

 

 

 


De acordo com Winne Correia, coordenadora de segurança alimentar e nutricional da SEMAS, a ação, que já está na oitava distribuição, “tem como objetivo incentivar a produção e comercialização de alimentos pela agricultura familiar, ao mesmo tempo em que garante o acesso à alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Dessa forma, o programa contribui para o desenvolvimento local sustentável e para o combate à fome e à pobreza”, pontuou.

 

Winne Correia, coordenadora de segurança alimentar e nutricional da SEMAS

 

A coordenadora explicou que a distribuição de alimentos é feita para instituições locais cadastradas como unidades recebedoras desses alimentos. “Fazemos a distribuição para essas instituições e elas repassam às famílias acompanhadas. Após este repasse solicitamos a lista das famílias que essas instituições atendem e normalmente é o público socioassistencial. Existem alguns pré-requisitos para que essas instituições possam se cadastrar, além do edital, elas necessitam do registro dentro do conselho de assistência social da criança e do adolescente, que é uma comprovação de que realmente existe uma atividade voltada para esse público dentro da comunidade”, afirmou.

 

Outra parceira da ação é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (SEMDET). Para Anderson Cardoso, diretor de agricultura da SEMDET, “o principal intuito da ação é fazer essa interlocução dos produtos que vem do campo, diretamente da agricultura familiar, produtos de ótima qualidade que regularmente verificamos junto aos agricultores. Temos prestado essa assistência técnica para que eles tragam cada vez com mais qualidade, contribuindo assim para fortalecer a saúde da nossa população”, disse.

 

Anderson Cardoso, diretor de agricultura da SEMDET

 

Agricultores que participam da ação

 

Carlos Alberto Santos, agricultor, avalia a sua participação nesta iniciativa como de grande importância não apenas para as instituições e famílias assistidas, mas para a sua própria família, que tem a oportunidade de renda extra. “Hoje aqui em São Cristóvão eu me sinto um produtor valorizado. Essa iniciativa me proporciona levar para a minha família um dinheiro a mais, que auxilia muito na compra de insumos, no pagamento de trabalhadores, então só tenho a agradecer à Prefeitura pela oportunidade”, avaliou o agricultor que realizou a entrega de alguns produtos como: alface, coentro, laranja, banana e outros.

 

Carlos Alberto Santos, agricultor

 

Miriam David Santos, agricultora, concorda com Carlos quando o assunto é sentir o seu trabalho valorizado pela gestão, além de contribuir com a alimentação das famílias assistidas. “Além de ajudar as famílias em situação de carência, a parceria também tem sido benéfica para os produtores rurais locais, que é o meu caso, pois temos os nossos produtos comprados pela Prefeitura e hoje podemos contar com um maior poder de venda, o que contribui para a melhoria das nossas condições financeiras. Sou muito grata pela iniciativa, pois vivo há anos na cidade, exatamente no povoado Rita Cacete e nunca vi nada igual”, desabafou.

 

Miriam David Santos, agricultora

 

Maria Gilda Alves é responsável pela agroindústria que fornece bolos. Ela considera essa entrega de grande importância para o grupo de mulheres que trabalha arduamente para garantir um produto de qualidade, que agrade às instituições e, principalmente, às famílias assistidas. “Eu acho o trabalho da Prefeitura excelente, uma maravilha, porque através desta gestão temos a oportunidade de ajudar várias mães de famílias que trabalham na produção destes bolos. Agradeço em nome de todas que, por meio dessa iniciativa, conseguem ter um dinheirinho a mais”, ressaltou.

 

Maria Gilda Alves, agricultora

 

Instituições beneficiadas

 

Géssica Daiane Melo, coordenadora de uma das onze instituições cadastradas e beneficiadas, considera a ação como um suporte indispensável para dar seguimento às atividades. “A iniciativa é sempre muito bem recebida pela instituição da qual participo como coordenadora. Estes alimentos são de suma importância para a continuidade das nossas atividades e fundamentais para atendermos às necessidades da população. Agradeço e dou os parabéns à Prefeitura pela iniciativa e que continue assim, ajudando ao próximo e às instituições, para que se mantenham de pé”, pontuou.   

 

Géssica Daiane Melo, coordenadora da Instituição Batalhão 

 

Paula Guedes é diretora de uma instituição cadastrada. Ela explica que “a instituição fornece alimentação para crianças, o que soma quase oitocentas refeições por semana, entre almoço, jantar e lanches. Por isso é muito importante que existam iniciativas como esta, que nos ajuda com essa variedade de alimentos e todos de qualidade”, frisou.

 

Paula Guedes, diretora do Lar Esmeralda

 

Dentre as instituições cadastradas e beneficiadas, destacam-se: unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que recebem regularmente os produtos provenientes da agricultura familiar, beneficiando as famílias atendidas. O Lar Esmeralda, uma instituição que atende crianças e o Batalhão da Restauração, além do Instituto Vó Cidália - Jesus o Pão da Vida (IPAVI), Lar Izaías Barreto, Lar de Idosos, Hospital Senhor dos Passos, Abrigo Nossa Senhora da Vitória, Fraterno Samaritano e Cozinha Solidária. 

 

Fotos: Dani Santos