Prefeitura de São Cristóvão realiza entrega de certificados de cursos de qualificação profissional, beneficiando quase 130 pessoas

14/12/2023 - 21:39 Atualizado há 1 dia



 

A Prefeitura realizou nesta quinta-feira (14) a entrega dos certificados de conclusão de seis cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No total, foram abertas 170 vagas para qualificação profissional, com um total de 123 alunos concluindo a formação nos cursos de Embalagens Artesanais; Qualidade no atendimento; Boas Práticas para Empreendedores; Excelência em Vendas; Auxiliar de Cozinha; e Geléias, Doces e Compotas Regionais. 

 

Neusa Malheiros, diretora municipal do trabalho, destaca que a parceria com o Senac este ano já garantiu a realização de 13 cursos profissionalizantes e a formação de 280 pessoas. 

 

“Nós tivemos esse ano uma parceria com o Senac para a realização de 13 cursos, com cerca de 280 pessoas beneficiadas. É uma parceria muito valiosa pensando nessa expertise do  Senac,  enquanto empresa formadora para o mercado de trabalho”, pontuou. 

 

 

Neusa Malheiros, diretora municipal do trabalho

 

Em 2023 São Cristóvão bateu recorde no número de profissionais formados através dos cursos de qualificação profissional. Quase 500 pessoas foram beneficiadas, através de parcerias com o Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),  como explica o secretário de desenvolvimento econômico e trabalho, Josenito Oliveira: 

 

“São Cristóvão nunca capacitou tantos profissionais como em 2023. O prefeito Marcos Santana me deu o desafio de cuidar do desenvolvimento econômico do nosso município. E nós sempre observamos a necessidade da mão de obra qualificada, assim como a demanda de emprego da nossa população. Para que essas pessoas tenham as oportunidades, precisam de qualificação, por isso estamos fazendo esse grande esforço para garantir as possibilidades que eles precisam”, contou o secretário. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário de desenvolvimento econômico e trabalho

 

Já o diretor regional do Senac, Marcos Sales, ressaltou que os alunos receberam uma formação de qualidade, reconhecida em qualquer parte do Brasil. “Hoje os alunos saem daqui com certificados que valem em todo o Brasil, estão qualificados profissionalmente. Podem trabalhar em qualquer lugar. Mas queremos que eles possam continuar aqui na cidade. Que eles possam desenvolver a si e ao município”. 

 


Marcos Sales, diretor regional do Senac (no púpito, fazendo uso do microfone)

 

Graças aos conhecimentos adquiridos, centenas de pessoas vão ter a oportunidade de alcançar novas perspectivas profissionais no mercado formal, ou mesmo, no mercado informal, através do próprio negócio. Pessoas como Jussara Santiago Nascimento, do povoado Caípe Novo. 

 

“Com o curso nós aprimoramos as técnicas na cozinha, o tempo de cozimento dos alimentos, como evitar a contaminação, e outros conhecimentos. Onde moro tem muitas frutas que nós não aproveitamos porque não temos a oportunidade. Agora com o curso nós vamos fazer o doce de manga que é uma fruta abundante na região. E estamos pensando em criar uma cooperativa para utilizar essas frutas e beneficiar ao maior número de pessoas possível”, celebrou. 

 


Jussara Santiago Nascimento

 

Já  Victor Meycles ressalta que iniciou o curso confiando no potencial da área de vendas, como uma oportunidade para se desenvolver profissionalmente. “Eu ainda não tenho experiência, mas acredito que essa área de vendas tem muito potencial, por isso me interessei pelo curso. Aprendemos aqui sobre a imagem do produto, preço e como se comportar durante  as vendas. A expectativa é de melhora.  Aprender e enriquecer o currículo”, pontuou.

 

Victor Meycles, recebendo o certificado do secretário Josenito Oliveira

 

Presenças

 

Além dos alunos que receberam o certificado de conclusão e do público em geral, estiveram presentes na cerimônia diversos secretários municipais e os vereadores Marcus Lázaro e Fabinho Cristo-Rei.

 

 

Fotos: Heitor Xavier.