Prefeitura de São Cristóvão qualificou mais de 600 sancristovenses em 2023

21/12/2023 - 17:31 Atualizado há 6 horas



 

Por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Prefeitura de São Cristóvão se destacou em 2023 por sua visível iniciativa de investir na qualificação profissional da população local. Neste ano, foram 634 sancristovenses certificados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, possibilitando-lhes atingir sua independência financeira e até mesmo iniciar empreendimentos. 

 

Essa iniciativa é um compromisso firmado com o povo de São Cristóvão para melhorar sua qualidade de vida. A partir dela, a prefeitura direcionou seus esforços para cinco eixos estratégicos: qualificação social e profissional; geração de trabalho, emprego e renda; economia criativa e solidária; associativismo e cooperativismo; e desenvolvimento territorial. Esses pilares sustentam um programa abrangente que visa proporcionar conhecimentos e habilidades, mas, para além disso, criar oportunidades econômicas. 

 

A Cidade Mãe de Sergipe assegura a responsabilidade de planejar, coordenar e executar programas e projetos relacionados a diversas áreas, incluindo a intermediação de trabalho com empresas e a promoção dos direitos dos trabalhadores, por isso as iniciativas são baseadas nos cinco eixos citados no parágrafo anterior. Essas ações visam atender às necessidades da população em diferentes regiões do município.

 

Para tornar essas iniciativas ainda mais eficazes foi estabelecendo parcerias sólidas com instituições de renome como a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essas colaborações estratégicas permitem o acesso a recursos, conhecimento e expertise com aulas teóricas e práticas e certificação ao final de cada formação. 

 

Através da Diretoria Municipal do Trabalho, este ano, foram realizados os seguintes cursos de qualificação profissional: Cabeleireiro, Barbeiro, Unhas Artísticas, Designer de Sobrancelhas, Técnicas de Vendas, Atendimento ao Cliente, Práticas Administrativas em Escritório, Auxiliar de Cozinha, Administração Rural, Olericultura, Boas Práticas em Serviços de Alimentação, Qualidade no Atendimento, Embalagens Artesanais, Doces, Geléias e Compotas, Informática Básica, Costura e Confecção Moda Íntima, Formação de Preços e Gestão Financeira, Como Aumentar Suas Vendas, Administração Rural, Olericultura Básica, Controle Alternativo de Pragas e Doenças na Agricultura. 

 

Ao total, foram 504 beneficiários para a ingressão do mercado de trabalho ou a possibilidade de empreendedorismo. Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, em 2023, a cidade de São Cristóvão bateu recorde no número de profissionais formados através dos cursos de qualificação profissional. “São Cristóvão nunca capacitou tantos profissionais como em 2023. O prefeito Marcos Santana me deu o desafio de cuidar do desenvolvimento econômico do nosso município. E nós sempre observamos a necessidade da mão de obra qualificada, assim como a demanda de emprego da nossa população. Para que essas pessoas tenham as oportunidades, precisam de qualificação, por isso estamos fazendo esse grande esforço para garantir as possibilidades que eles precisam”, contou o secretário. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet 

 

 

 

Beneficiários 

 

Graças aos conhecimentos adquiridos, centenas de pessoas vão ter a oportunidade de alcançar novas perspectivas profissionais no mercado formal, ou mesmo, no mercado informal, através do próprio negócio. Pessoas como Jussara Santiago Nascimento, do povoado Caípe Novo. 

 

“Com o curso nós aprimoramos as técnicas na cozinha, o tempo de cozimento dos alimentos, como evitar a contaminação, e outros conhecimentos. Onde moro tem muitas frutas que nós não aproveitamos porque não temos a oportunidade. Agora com o curso nós vamos fazer o doce de manga que é uma fruta abundante na região. E estamos pensando em criar uma cooperativa para utilizar essas frutas e beneficiar ao maior número de pessoas possível”, celebrou. 

 

 

Jussara Santiago Nascimento

 

 

Já  Victor Meycles ressalta que iniciou o curso confiando no potencial da área de vendas, como uma oportunidade para se desenvolver profissionalmente. “Eu ainda não tenho experiência, mas acredito que essa área de vendas tem muito potencial, por isso me interessei pelo curso. Aprendemos aqui sobre a imagem do produto, preço e como se comportar durante  as vendas. A expectativa é de melhora.  Aprender e enriquecer o currículo”, pontuou.

 

 

Victor Meycles recebendo o certificado das mãos so secretário Josenito Oliveira 

 

 

 

Empreendimento no mercado cultural 

 

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) mais 130 sancristovenses foram certificados nos cursos ofertados na Casa de Costura Dona Zil e no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan)

 

Dentre os cursos ofertados na Casa de Costura, destacaram-se o crochê básico e intermediário, bordado básico e intermediário, corte e costura, costura básica e costura criativa. Já no Cresan, os alunos foram certificados nos cursos de bolos, doces regionais e pães caseiros. 

 

De acordo com a secretária de Assistência Social, Lucianne Rocha, a iniciativa de certificação ressalta o compromisso da prefeitura com o desenvolvimento da população e economia local. "Hoje certificamos alunas em cursos oferecidos por nossos equipamentos e pelo Senac, abrangendo diversos públicos. Os cursos do Cresan, com foco em alimentação, preferencialmente para o público do Tá na Mesa, foram realizados nas comunidades, buscando qualificar e profissionalizar. Destacamos também os cursos realizados na Casa da Costura, ampliando as oportunidades de aprendizado. Esses cursos ocorreram em todos os turnos, garantindo participação sem conflito com os horários de trabalho das alunas", destacou Lucianne. 

 

 

Lucianne Rocha, secretária da Semas 

 

 

 

Formandas 

 

O público desses cursos são pessoas que buscavam o aprimoramento das atividades e o reconhecimento do trabalho, como também profissionais que buscavam o empreendimento e renda extra.

 

A artesã Gilvânia Silvestre, aluna do curso de bordado, expressou sua gratidão pela oportunidade de aprimorar suas habilidades. “A experiência foi enriquecedora, proporcionando aprendizado em diversas formas. Além do bordado, que é uma arte que me encanta, tive a oportunidade de adquirir mais conhecimento, além da oportunidade de interagir com outras pessoas. Para além do aumento das possibilidades financeiras e o aperfeiçoamento profissional, o curso foi uma terapia para muitas mulheres, proporcionando benefícios sociais e psicológicos. A parceria com a prefeitura e o Senac é fundamental, e estamos ansiosos por outros cursos”, detalhou. 

 

 

Gilvânia Silvestre

 

 

Evilane Sucupira, técnica de enfermagem e aluna do curso de bolos e do curso de crochê, compartilhou sua alegria ao concluir o programa. "O curso de crochê foi muito produtivo para mim. Certamente, vou aplicar todo o aprendizado adquirido. Além disso, participei do curso de bolos e salgados regionais oferecido pela Prefeitura. Minha paixão pela culinária foi aprimorada, e agora me sinto mais capacitada. Conheci diversas mulheres da cidade que também participaram das turmas. Sou profundamente grata à Prefeitura pela oportunidade proporcionada", destacou.

 

 

Evilane Sucupira recebendo certificado das mão da secretária Lucianne Rocha 

 




Fotos: Heitor Xavier