Prefeitura de São Cristóvão promove oficina de Grafite na Galeria de Artes Vesta Viana

08/03/2024 - 00:05 Atualizado há 27 minutos



Na última quarta-feira (06), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), proporcionou aos sancristovenses mais uma experiência na Galeria de Artes Vesta Viana, com a realização da oficina de Grafite. A oficina contou com 25 inscritos, incluindo estudantes e  moradores da cidade.

 

 

Sob a orientação de Manu Caiani, estudante de artes visuais na UFS, a oficina proporcionou aos participantes a partilha do seu conhecimento e paixão pelo grafite. Durante o evento, os alunos presentes não só absorveram mais informações sobre a técnica, mas também puderam aplicar suas habilidades e explorar sua criatividade. “Enquanto arte-educadora em formação já tendo as experiências nos estágios e nas escolas, percebo quão essa oficinas são importantes, e este espaço tem um grande potencial para abraçar as diversas produções artísticas, no intuito de que a comunidade de São Cristóvão se sinta pertencente a este local, para apreciar e produzir arte”, explicou. 

 

Manu Caiani, estudante de artes visuais na UFS e oficineira

 

Rafaela Sena, artesã e participante entusiasta da oficina, ressalta o Grafite como uma arte popular e acessível à comunidade. "Sempre tive o desejo de aprender essa forma de expressão, e a gestão municipal merece elogios por proporcionar oportunidades como essa. Através do Grafite, espero que se estabeleça uma conexão significativa com a juventude local, estimulando a interação entre os membros da comunidade e fomentando ideias inovadoras para a transformação e melhoria da cidade”, declarou. 

 

Rafaela Sena, artesã

 

David Leonardo, estudante da rede estadual de ensino, revela que tomou conhecimento da oficina por intermédio de amigos e se sentiu motivado a participar para aprender. “Assim que fiquei sabendo, não pensei duas vezes e me inscrevi na oficina. A Prefeitura está de parabéns por conceder essa oportunidade, enfatizando não apenas a transmissão de conhecimento, mas também reconhecendo a atividade como terapêutica”, compartilhou David.

 

David Leonardo, estudante da rede estadual de ensino

 

Milena Almeida, uma das coordenadoras da Galeria de Arte Vesta Viana, destaca a construção dessa oficina por meio da parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Sergipe. “A colaboração inclui a integração de estagiários que identificam e oferecem atividades gratuitas para a população de São Cristóvão. A prática do Grafite, enquanto expressão artística urbana, ocorre em ambiente controlado, utilizando materiais dentro do espaço da sala de aula e evitando interferência nas estruturas da cidade”, explicou. 

 

Coordenadora da Galeria de Arte Vesta Viana / Foto: Heitor Xavier

 

Milena ainda ressaltou que a intenção é ampliar essa iniciativa para outras formas de expressão artística, como teatro, dança e música. “O objetivo é diversificar as ofertas culturais e proporcionar à comunidade sancristovense outras oportunidades em diversas modalidades”, afirmou.

 

 

 

 

Fotos: Jhonny Oliveira