Prefeitura de São Cristóvão investe em formação profissional em parceria com o Senac

20/09/2023 - 16:55 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), deu início a cursos de capacitação para a população local. Estas aulas têm sido ministradas nos turnos da manhã e da tarde e tem programação até o dia 17 de outubro, abrangendo áreas essenciais para o mercado de trabalho.

Pela manhã, os alunos têm a chance de aperfeiçoar suas técnicas com o curso de vendas e atendimento ao cliente, adquirindo competências essenciais para se destacarem neste setor cada vez mais competitivo, e no período da tarde o foco se volta para práticas administrativas em escritório, preparando os participantes para cargos cruciais na gestão de empresas.

A diretora do trabalho, Neusa Malheiros, enfatiza a importância dessa parceria com o SENAC, uma instituição renomada na área de educação profissional. “Essa parceria com o SENAC tem relevância para o processo de formação e capacitação das pessoas por tratar-se de uma instituição especializada na área de educação profissional, com muita credibilidade e reputação ético-profissional, cuja missão é desenvolver pessoas para o mundo do trabalho, seja na área do comércio de bens e serviços ou turismo", explicou.

Neusa Malheiros, diretora do trabalho da Semdet

Neusa Malheiros também destaca o compromisso da Prefeitura em investir em parcerias de cursos profissionalizantes. "A Prefeitura tem investido nessas parcerias de contratação de cursos profissionalizantes com a finalidade de proporcionar à população oportunidades de qualificação para acessar o mercado de trabalho e desenvolver competências para atividades geradoras de renda. Em suma, os cursos também são importantes no sentido de serem ferramentas para o fortalecimento do Empreendedorismo individual e social e dos negócios locais", afirmou.

Diego Almeida, instrutor do SENAC, compartilhou seu entusiasmo em fazer parte dessa iniciativa. “Essa parceria é através do PSG, que é o Programa Senac de Gratuidade, cujo foco é justamente levar qualificação profissional à comunidade, onde por questões de logística ou de renda impossibilita o acesso. A parceria com a Prefeitura é fundamental para auxiliar no desenvolvimento da população e, consequentemente do município”, destacou o instrutor.

Diego Almeida, instrutor do SENAC

Roberta Ariane Ribeiro, artesã e uma das alunas do curso de vendas, expressou sua gratidão pela oportunidade de aprendizado. "Estou empolgada em aprimorar minhas habilidades e ampliar minhas perspectivas de carreira com este curso. É uma oportunidade incrível para que no futuro eu possa fazer meu trabalho como artesã e ainda vender os produtos", disse ela.

Roberta Ariane Ribeiro, artesã

O aluno Alan Vitor, auxiliar de almoxarifado, elogiou o curso e acrescentou a sua gratidão ao trabalho da Prefeitura. "Os conhecimentos que estou adquirindo aqui são aplicáveis ​​na prática e com certeza vão me tornar um profissional mais preparado. Agradeço à Prefeitura e ao SENAC por proporcionarem essa experiência”, concluiu.

Alan Vitor, auxiliar de almoxarifado