Prefeitura de São Cristóvão incentiva empreendedores locais a aderirem ao Cadastur

18/01/2022 - 17:24 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão está atuando como ponte para incentivar que mais empresários da cidade possam participar do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A iniciativa é destinada às pessoas (físicas ou jurídicas) que atuam no setor turístico, funcionando assim como um mecanismo que facilita o acesso dos empreendedores ao programa do Ministério do Turismo e aos órgãos oficiais do turismo brasileiro. Em outras palavras, o cadastro funciona como uma vitrine entre comerciantes e os clientes.

O cadastro que é gratuito pode ser feito o ano inteiro no site www.cadastur.turismo.gov.br, através de formulário eletrônico. Após homologação da inscrição, um certificado será emitido ao empresário, que passará então a fazer parte do cadastro geral, disponibilizado no site do Cadastur. A validade do cadastro é de um ano.

Podem se cadastrar donos de restaurantes (cafeterias, bares e etc; profissionais ligados aos empreendimentos aquáticos; proprietário de locadoras de veículos; prestadoras de serviços na área turística; donos de casas de espetáculos; empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva além de prestadores de infraestrutura para eventos e centros de convenções.

Para estimular a participação dos sancristovenses os técnicos da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur) estão se dirigindo até os estabelecimentos para orientar os empreendedores e explicar sobre as vantagens de fazer parte do cadastro. “Nós estamos indo nos estabelecimentos que ainda não possuem o cadastro, divulgando o Cadastur para que eles possam se cadastrar e assim possam aproveitar dos benefícios que a plataforma oferta”, explicou coordenador de turismo da Fumctur, Diego Souza.

Coordenador de turismo da Fumctur, Diego Souza

Benefícios

Dentre os benefícios ofertados para aqueles que estão cadastrados na plataforma estão: Incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; e visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

O município possui atualmente cerca de 50 equipamentos (ou integrantes) cadastrados na iniciativa, incluindo tanto os setores estaduais e municipais quanto o privado, como os guias turísticos e comerciantes ligados ao assunto. Um destes equipamentos é a Sorveteria Três Corações, localizada no Centro Histórico de São Cristóvão. Proprietário do local, Elder Correia falou os benefícios que pôde usufruir na pandemia por ter se cadastrado.

“O Ministério do Turismo abriu uma linha de crédito para os setores ligados ao turismo no Brasil, e um dos pré-requisitos para conseguir esse crédito foi fazer parte do Cadastur. Como já havia me cadastrado, meu processo foi facilitado. Além dessa vantagem, também temos mais visibilidade, porque os turistas antes de visitarem a cidade costumam pesquisar sobre os estabelecimentos. Como o Cadastur é nacional, turistas de todas as partes do Brasil podem encontrar nosso estabelecimento. É um portal que facilita muito, dá vantagens, é simples e não possui custo algum”, incentivou Elder.

Mais informações

Os interessados em se cadastrar ou apenas tirar dúvidas sobre o Cadastur podem buscar os técnicos da Fumctur no Paço Municipal (Prefeitura de São Cristóvão), na Praça São Francisco. Ela funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h. Quem preferir também pode entrar em contato através do telefone 3045-4937.