Prefeitura de São Cristóvão inaugura Centro de Artesanato e requalifica da Sala dos Saberes e Fazeres

12/08/2021 - 17:03 Atualizado há 2 dias

No coração da Praça São Francisco, Centro Histórico de São Cristóvão, a gestão municipal inaugurou nesta quinta-feira, 12, o Centro de Artesanato e requalificou também a Sala dos Saberes e Fazeres, reunindo artesãos e a sociedade sancristovense para a celebração deste espaço dedicado, exclusivamente, à cultura local. A partir de agora, moradores e turistas terão num único recinto tudo relacionado à arte do município, desde artesanato, moda, gastronomia até artes plásticas e decoração. A gestão do espaço ficará por conta da Prefeitura de São Cristóvão, através do trabalho da equipe da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur).

“Hoje é um dia de alegria para a nossa cultura. A inauguração do Centro de Artesanato e a requalificação da Sala dos Saberes e Fazeres, que coincidiu com o Dia Nacional das Artes, nos dá a certeza de que agora teremos um espaço aberto para recebermos melhor nossos turistas e nossos próprios moradores. São Cristóvão tem como base o turismo, e este é embasado pela arte e cultura feitas em nossa cidade. Quem chegar a nossa cidade encontrará belezas naturais, arquitetônicas, gastronômica e artesanais, e agora teremos tudo isto reunido num único espaço, que abrigará com segurança e conforto nossos artesãos e artistas”, disse o prefeito Marcos Santana.

A presidenta da Fumctur, Paola Santana, enalteceu a importância da inauguração do espaço como mola propulsora para o fomento da economia local. “Quando falamos de arte e cultura estamos falando de turismo e ao mesmo tempo da geração de emprego e renda para nossos cidadãos. A gestão municipal vem investindo no cenário turístico. Assim, desde que o prefeito Marcos Santana assumiu em 2017, estamos promovendo qualificação dos artesãos e pequenos comerciantes, auxiliamos na questão de criação microempresa, participações em feiras de artesanato, bem como em exposições dentro dos centros comerciais da Capital e de fora do Estado. A entrega do Centro de Artesanato e da Sala dos Saberes e Fazeres vem para somar ao trabalho que já estamos realizando em nossa cidade, e ganham nossos artesãos e o público também, que agora poderão encontrar produtos artesanais feitos com exclusividade e qualidade reunidos num único espaço, localizado na praça mais conhecida de nossa cidade, a São Francisco”, frisou Paola.

Na inauguração, a cordelista Alda Cruz enfatizou a ideia de se criar a Casa Amarela (apelido dado ao local). “Temos que agradecer por esse acolhimento. São Cristóvão é cultura, arte e fala do passado do estado de Sergipe, porém, nossa cidade não passou, estamos fortes promovendo cultura e arte para nosso Estado. Quero agradecer ao prefeito Marcos Santana e a equipe da Fumctur por esse espaço”, disse.

Para Ridaci, proprietária da marca Fijô, a abertura do Centro de Artesanato e a requalificação da Sala dos Saberes e Fazeres vem para somar e ser um referencial para outras cidades. “Nossa casa abre hoje suas portas e sei que será como nosso segundo lar, pois trabalhar com arte é sinônimo de amor”.

Funcionamento

O espaço do Centro de Artesanato vai servir como local para cursos, palestras, reuniões, venda de gastronomia típica, moda, literatura, artes plásticas e decoração. Já a Sala dos Saberes e Fazeres reunirá 20 artesãos sancristovenses numa área dedicada, exclusivamente, ao trabalho com o artesanato. O espaço funcionará de terça a domingo, das 9h às 17h, com os artesãos trabalhando em sistema de revezamento.

A inauguração contou com as presenças dos vereadores: Augustinho, Valdeci Filho, Pastor Marcão, Rafael do Sucatão e Ítalo Macário. O secretariado da Prefeitura de São Cristóvão e o vice-prefeito, Paulo Júnior, também prestigiaram o evento.

Marcos Santana

Fotos: Dani Santos.