Prefeitura de São Cristóvão entrega mais 73 certificados de qualificação profissional em parceria com o Senai

22/02/2024 - 17:18 Atualizado há 2 dias



Na manhã desta quinta-feira (22), aconteceu no auditório do Paço Municipal, mais uma solenidade de entrega de certificados de cursos qualificatórios para o mercado de trabalho. Desta vez, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a realização dos cursos de Informática Básica e Corte e Costura Moda Íntima. 

 

 

 

 

A iniciativa de qualificar a população vem sendo executada desde o início da gestão do prefeito Marcos Santana. De acordo com o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, somente no ano de 2023 foram 508 capacitações realizadas em diversas áreas. “Essas capacitações são de extrema importância para as pessoas, pois o mercado de trabalho está cada dia mais exigente, tornando necessário que as pessoas se qualifiquem para conseguirem alcançar as oportunidade que o mercado oferece. Nenhuma região se desenvolve sem ter pessoas qualificadas e capacitadas, a parceria com o Senai é valiosa, e pretendemos continuar desenvolvendo essas ações durante todo este ano”. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet 

 

 

Segundo Neusa Malheiros, diretora do Trabalho, foram disponibilizadas 80 vagas para ambos os cursos, e deste número 73 alunos foram aprovados, obtendo, aproximadamente, 92% de aproveitamento das turmas. “Novas oportunidades de emprego estão surgindo em São Cristóvão e os planos é surgirem mais novas empresas com mais empregos, e essa qualificação se torna essencial, pois essas oportunidades exigem capacitações. E o nosso objetivo com esses cursos é preparar a população sancristovense para estas vagas de emprego, tornando o município em um local de muita mão de obra e com oportunidade de trabalho”.

 

 

Neusa Malheiros, diretora do Trabalho

 

 

Os cursos de qualificação encaminham o interessado a diferentes oportunidades de empregabilidade. Além de preparar a população para as exigências do mercado de trabalho, todos os qualificados podem ingressar no empreendedorismo e se tornar uma pessoa autônoma. “Seja em oportunidades aqui na cidade, seja fora daqui, o importante é a inserção e permanência no mercado de trabalho”, acrescenta Neusa. 

 

 

Alunas 

 

As turmas tiveram alunos de todas as idades, mas o público majoritário são os jovens. A qualificação profissional, nessa faixa etária, vai além de se preparar para o mercado de trabalho, também se torna uma oportunidade de crescimento pessoal, como afirmam as alunas do curso de Informática Básica, Maria Nicole Santos, de 14 anos e Maria Aparecida Cruz, de 17 anos. 

 

“Tenho certeza que o curso pode nos proporcionar um bom desenvolvimento profissional, atualmente sabemos que muitas oportunidades de trabalho pedem curso de informática e quando tivermos de frente para ela, já vou estar qualificada e pronta para a vaga. Além da perspectiva profissional, o curso ajuda no lado pessoal, partindo pelo olhar que estudo, utilizo muito o computador e esse conhecimento de informática básico foi muito agregador”, afirma Maria Nicole.  

 

 

Maria Nicole recebendo o certificado das mãos do vereador Fabinho Cristo Rei 

 

 

“O curso foi maravilhoso, me proporcionou uma oportunidade que eu nunca tive, e além de ser meu primeiro curso, me ajudou bastante no lado profissional e pessoal. A gente entende que a tecnologia é presente em diferentes ramos na nossa vida, e precisamos acompanhar essa evolução, bem como o mercado de trabalho está acompanhando. Dessa forma, estaremos um passo à frente de outras pessoas, e mais perto de conseguir uma vaga promissora no mercado de trabalho”, destaca Maria Aparecida. 

 

 

Maria Aparecida

 

 

Parceria do desenvolvimento 

 

A Prefeitura de São Cristóvão trabalha em prol do desenvolvimento da cidade e da sua população. As iniciativas realizadas até o momento, são degraus para grandes melhorias, sendo concretizadas através de um trabalho intersetorial, que abrange educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico, entre outros. Para o prefeito Marcos Santana, o desenvolvimento acontece com o compromisso, e reconhece que este compromisso também está vindo dos sancristovenses, como prova o dado de 92% de aproveitamento nos ambos os cursos. 

 

“É um compromisso que temos com a população, ver que alcançamos 92% de aproveitamento me deixa muito feliz, pois fica nítido que os esforços não são apenas nossos, são da população também. Essa leva de certificados é apenas mais uma de tantas outras que já realizamos e de tantas mais que ainda pretendemos realizar. Essa qualificação é muito importante, é uma soma das nossas iniciativas para fazer de São Cristóvão uma cidade de muitas oportunidades de emprego e com população qualificada para preencher essas vagas. Isso é geração de emprego e retorno econômico para nossa cidade e, consequentemente, um bom desenvolvimento”, conta Marcos Santana. 

 

 

Prefeito Marcos Santana entregando o certificado 

 

 

Para o diretor-regional do Senai, Paulo Bergamini, é louvável essa parceria com a Prefeitura. “É interessante ver uma prefeitura que possui um plano de governo em que levar à população conhecimento com a ordem de formação profissional. É uma sementinha que foi plantada que daqui pra frente será regada e passará a dar bons frutos, tanto para a economia do município, quanto para as pessoas que estão participando. São cursos que elas podem aproveitar para a concorrência no mercado de trabalho, como também para o empreendedorismo, montando seu próprio negócio”. 

 

 

Paulo Bergamini, diretor-regional do Senai 

 

 

Fotos: Dani Santos